
Alice com os agentes comunitários da Bahia
Parlamentar atuante na luta pelos direitos dos trabalhadores da área da saúde no Brasil, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) reiterou seu compromisso com os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias durante o Seminário da CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde), que aconteceu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, na última terça-feira (26). No evento, Alice destacou que está na linha de frente na luta para derrotar a reforma da previdência de Bolsonaro, que ameaça a aposentadoria dos agentes de saúde.
“Nós estamos enfrentando o momento mais difícil dos últimos 30 anos da história brasileira. Uma realidade de ameaça de fascismo, de um governo conservador nos costumes e liberal na economia. Estamos ajoelhados aos pés de Trump. E isso significa querer privatizar o SUS, tirar contribuição sindical dos trabalhadores, vender a Previdência Social. Este é um momento crucial de lutarmos juntos”, disse Alice.

Alice com Hilda, presidente da CONACS
No seminário, a categoria destacou a necessidade da adequação da portaria do Ministério da Saúde que estabelece a Política Nacional de Atenção Básica (Portaria 2436/2017) à lei Ruth Brilhante (Lei 13.595/18), aprovada no final do ano passado. A lei estabelece vários parâmetros da atividade, como jornada de trabalho, grau de formação profissional e atribuições. Segundo a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Hilda Correia, há várias contradições entre as duas legislações, em aspectos como a quantidade de famílias a serem visitadas pelos agentes e a área geográfica de trabalho deles.
Confira no vídeo o discurso que Alice fez no seminário:
#AOVIVODireto do Seminário da CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, na Câmara dos DeputadosEstamos aqui na luta por mais direitos aos Anjos do SUS!
Posted by Alice Portugal on Tuesday, March 26, 2019