Durante sessão da Câmara, na noite desta quarta-feira (21/02), a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) denunciou que o prefeito de Salvador, ACM Neto, está demitindo mais de 2.000 servidores que trabalham nas creches e escolas da capital como Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e Auxiliares de Serviços Gerais. Ela destacou que muitos desses servidores têm mais de 20 anos de experiência e estão sendo trocados por contratados sem o mínimo de conhecimento com a função que desempenharão.

“Não levando em consideração que a Região Metropolitana de Salvador tem o maior índice de desemprego do Brasil, este prefeito, alinhado com o governo ilegítimo de Temer, demite, sem qualquer justificativa, servidores com mais de 20 anos de serviço na Prefeitura Municipal, fazendo seleção para o REDA sem divulgação e sem transparência. Deixo aqui o meu protesto e o meu apoio ao Sindicato dos Trabalhadores em Creches e Empresas e Entidades de Educação Infantil no Estado da Bahia (Sindcreche-BA)”, disse Alice.

Embora a denúncia das mais de 2.000 demissões seja sustentada pelo Sindcreche-BA, o secretário de Gestão da Prefeitura de Salvador tenta negar e diz que pouco mais de 400 serão demitidos, fato que evidencia a intenção do secretário e do prefeito de esconder seus atos da população. Contudo, o Sindicato denuncia que cerca de 600 profissionais já começaram o período de aviso prévio.

Um exemplo de como são absurdas e injustas as demissões impostas pelo prefeito pode ser verificado na Escola Municipal de Novo Horizonte, onde a servidora Maria de Fátima, que tem 26 anos trabalhando como Auxiliar de Desenvolvimento Infantil – ADI, está sendo demitida para dar lugar a outra pessoa que nunca teve a mínima relação com o auxílio ao professor na atuação pedagógica e lúdica das crianças. “São milhares de mães e pais de família com larga experiência no trato com crianças que estão sendo lançados na rua para dar lugar a indicados políticos, como denunciam os sindicatos das categorias”, denunciou Alice.

Confira no vídeo o protesto da deputada:

Pin It on Pinterest

Compartilhe!