Com o objetivo de abrir o diálogo com a Bancada Feminina do Congresso Nacional, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, realizou, nesta quarta-feira (18), um café da manhã alusivo ao dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher, e ao dia 21 de março – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A deputada Alice Portugal participou do evento e deu as boas-vindas à ministra da Seppir/PR, Nilma Lino Gomes.
 
“Quero agradecer à ministra por esta relação que se abre com a Bancada Feminina. A Bahia é um retrato muito forte do que aconteceu com os negros em nosso país, pois tem a visibilidade do que significou o processo da saída da senzala para a favela. Isso nos leva a um processo permanente de busca de igualdade social e racial e de afirmação por meio de políticas públicas que incluam a nossa população negra na cidadania e na construção efetiva do nosso país”, destacou Alice.  
 
   A deputada falou ainda que a Bancada garantirá essa parceria com a Seppir em defesa do sistema de cotas e da garantia efetiva dos processos de inclusão social no Brasil. “É muito emocionante entrar nas universidades públicas hoje e observar que na primeira fila tem sobrenomes ‘dos Santos’ e ‘da Silva’. Sabemos que um país só se emancipa quando todos, independente de cor, etnia e de gênero, estiverem incluídos socialmente”, completou.   
 
Na ocasião, a ministra Nilma apresentou os quatro eixos prioritários da atual gestão da Seppir (ações afirmativas, quilombolas e povos de comunidades tradicionais, juventude e internacionalização) e as perspectivas da Secretaria em relação à pauta das mulheres negras no Parlamento.
 
De Brasília,
Maiana Neves
 

Pin It on Pinterest

Compartilhe!