O Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, se reuniu com diversos deputados baianos, na manhã desta segunda-feira (9), na reitoria da UFBA para dar ciência aos mesmos da situação financeira da instituição federal.
O encontro em defesa da UFBA contou com a presença da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), dos deputados federais Benito Gama (PTB), Cláudio Cajado (DEM), Jorge Solla (PT), Antônio Brito (PTB), José Rocha (PR), Arthur Maia (SDD), José Carlos Aleluia (DEM), Moema Gramacho (PT), da senadora Lídice da Mata (PSB), além da pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade, professora Cássia Maciel.
A deputada Alice Portugal informou que, associada à reitoria da UFBA, recentemente, conversou com o ministro da Saúde, Athur Chioro, em busca de soluções para algumas questões específicas da Universidade. Além disso, Alice tem conversado com a Procuradoria e Ministério Público sobre a situação atual da instituição.
“Eu entrei com uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, convidando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), as entidades representativas, Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFS), União Nacional dos Estudantes (UNE) e os ministérios do Planejamento e da Educação, para tratarmos do problema da Universidade como um todo”, informou Alice.
O reitor da Universidade agradeceu à Frente Parlamentar que se reuniu em prol da instituição e finalizou dizendo: “Nós chamamos a atenção para a situação específica da UFBA, que nesse cenário, que afeta todas as universidades, tem um componente adicional, de uma gravidade local. Realmente exige essa unidade suprapartidária para defender as universidades brasileiras e a da Bahia”.
Audiência Pública
Com o objetivo de discutir a situação financeira e a política de expansão universitária no Brasil, a deputada Alice Portugal protocolou requerimento, na Comissão de Educação, solicitando a realização de Audiência Pública.
Para o debate, a parlamentar convida o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Targino de Araújo Filho; o professor Roberto Franklin de Leão, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Vic Barros; a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil (Fasubra); e Eduardo Rolim de Oliveira, da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico – PROIFES-Federação.
De Salvador,
Juliana Geambastiani