Maria Helena  assumiu o posto no final do ano passado, quando o embaixador Carlos Zamorra deixou o cargo para assumir nova missão. O encontro ocorreu no gabinete da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), sucessora de  Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que liderava o grupo desde 2006.
 
A embaixadora destacou a luta e os esforços permanentes para romper as dificuldades que Cuba ainda enfrenta em função dos bloqueios econômicos. Maria Helena ponderou que, com o Brasil, o país mantém excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais.
 
A embaixadora   afirmou que Cuba está atenta à necessidade de atualizar os modelos de gestão econômicos, mas com a devida preservação e o respeito aos princípios socialistas. Ela lembrou que o país está empenhado no desenvolvimento de áreas consideradas estratégicas, como a de biotecnologia, dentre outras.
 
Por último, Maria Helena  frisou que a existência da Frente Parlamentar Brasil-Cuba reforça a troca de informações entre os dois países, não somente no Parlamento, mas também em setores políticos, econômicos e governamentais.
 
Presente na solenidade, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) declarou-se orgulhosa em receber uma mulher como representante “deste corajoso povo, que resiste bravamente aos bloqueios econômicos da potência imperialista”.
 
Também participaram do encontro, os senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE),  Cristovam Buarque (PDT-DF) e Vanessa Graziottin (PCdoB-AM), e os deputados federais Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), Alice Portugal (PCdoB-BA), Valmir Assunção (PT-BA), José Rocha (PR-BA) e Fernando Ferro (PT-PE).
 
De Salvador,
Susana Hamilton
 

Pin It on Pinterest

Compartilhe!