
O coordenador geral da ASSUFBA Sindicato, Renato Jorge Pinto, que participou da mesa, cumprimentou o Serviço Social do Hupes pela iniciativa e argumentou que sem políticas sociais enérgicas será impossível o fortalecimento do SUS.
A Conferência Magna foi “O Serviço Social em defesa do SUS e da participação social na busca da garantia do direito à saúde” proferida pela palestrante, a professora Dra. Maria Inês Bravo, representando a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Para ela, os desafios para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde são muitos e precisam ser garantidos à população, principalmente a de baixa renda que não tem acesso ao sistema privado de saúde.

Fortalecimento
Coordenadora de Politicas Sociais, Eliete Gonçalves durante Seminário de Serviço Social. Foto: Foco Filmes/Américo Barros
Na parte da tarde, os participantes tiveram a palestra “O Fortalecimento do Controle Social como Instrumento de Promoção e Democratização da Saúde contra as privatizações” da professora e doutora, Maria Valéria Correia, da Universidade Federal de Alagoas seguida de debate.
Aconteceu também uma mesa redonda com o tema “Como as entidades articulam ações em defesa do SUS e contra a privatização da Saúde?” Da mesa participaram, a coordenadora de Políticas Sociais da ASSUFBA, Eliete Gonçalves; além de representantes do Conselho Regional de Serviço Social e do Conselho Municipal de Saúde.
“O Sistema Único de Saúde (SUS) completou mais de vinte anos de existência e, apesar de algumas inovações, o SUS real está longe do que deveria ser o serviço como está na CF (Constituição Federal). A proposição inscrita na Constituição de 1988 de um sistema público universal não se efetivou, apesar de alguns avanços, como o acesso de camadas da população que antes não tinham direito; o sistema de imunização e de vigilância epidemiológica e sanitária. Temos que repensar esse modelo e contribuir urgente para o seu fortalecimento”, diz Eliete Gonçalves.
FONTE: Ascom Assufba Sindicato
FOTOS: Foco Filmes/Américo Barros
FOTOS: Foco Filmes/Américo Barros