Líderes de governo, lendas olímpicas e alguns dos maiores patrocinadores de esportes do mundo se reuniram em Doha, nesta terça-feira (11), capital do Qatar, para o lançamento de metas do fórum permanente Doha Goals, uma iniciativa destinada a desenvolver a utilização do esporte como um motor de mudança social e econômica.
Uma delegação do Ministério do Esporte está no Catar para o evento, para levar a experiência brasileira na construção da Copa do Mundo de 2014, são eles: o chefe de gabinete da pasta, Vicente Neto e o Embaixador Carlos Henrique Cardim, e Chefe da Assessoria Internacional do ministério.
Vicente Neto, dirigente estadual do PCdoB baiano e um dos colaboradores do Mandato da deputada federal Alice Portugal, assumiu há dois anos a chefia de gabinete do Ministério do Esporte e hoje dá contribuições internacionais, levando a palavra do esporte brasileiro, representando a ação do Ministro Aldo Rebelo.
A delegação brasileira se reuniu, nesta manha, com o grupo de estudantes para saber quais são as inspirações e ideias que estão trazendo na bagagem. A intenção é dar a oportunidade a furura geração a oportunidade de discutir e criar um plano de ação para o crescimento sustentável através do esporte.
São mais de 400 estudantes que vão participar do fórum. Nove são do Brasil. Eles serão futuros embaixadores do esporte, e estarão nas reuniões para interagir com os líderes mundiais, levando o pensamento da futura geração.
Abertura do Fórum – O encontro foi aberto pelo Emir Hamad bin Khalifa Al-Thani, monarca do país, com a presença do presidente Ali Bongo Ondimba, do Gabão, e de campeões Olímpicos e mundiais – incluindo Carl Lewis, Tegla Loroupe, Marie-José Pérec e Ian Thorpe. Também estavam presentes o ex-presidente da Franca, François Sarkozy, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, além de representantes de centenas de países.