Dia 18 de dezembro de 2012, terça-feira, das 19 às 22 horas, na Casa de Tereza (Rua Odilon Santos 45, logo após o Largo da Mariquita), a editora P55 estará lançando “PAREDES PLANAS” na série COMPARSAS, álbum de gravuras em off-set, com edição limitada, numerados e assinados pelos autores, reunindo fotos de Andréa Fiamenghi e textos de Claudius Portugal.

A série COMPARSAS tem como objetivo principal reunir imagens das artes visuais às palavras de textos literários, colocando lado a lado, um autor de cada segmento, não como ilustração, e sim um trabalho conjunto, de cumplicidade, tendo sido inaugurada em janeiro de 2011 com três álbuns. “Em teu nome”, desenhos de Bel Borba; “Fluxo”, pinturas de Sérgio Rabinovitz, “Só danço samba”, fotografias de Valéria Simões, todos com textos de Claudius Portugal.      

Claudius Portugalé baiano de Salvador (1951). Publicou: “Carta à família”, “Em mãos,” “Olho de gato”, “Notas bandalhas”, “WXYZ”, “Negro azul,” “Duende”, “Águas”, “Texto táctil”. É autor de livros sobre artes visuais: “Outras cores – 27 artistas da Bahia, reportagens plásticas”, “Sérgio Rabinovitz, a poesia da cor”, “Pinturas recentes de Sante Scaldaferri”, “Murilo, a cor desta cidade”, Juarez Paraiso, um mestre da arte na Bahia”. Em teatro teve encenado: “Quincas Berro d’Água”, “Pelo telefone,” “Cara amiga Sarah H.”, “Não vamos falar nisso agora”, “Poesia é coisa de mulher”, “Noite na taverna”. Escreveu a rádio-novela “O caso da menina morta”. Atualmente dirige e apresenta os programas Atelier e Assembleia Literatura para o Canal Assembleia/Bahia e é consultor da Paulo Darzé Galeria de Arte.

Andréa Fiamenghi  nasceu em São Paulo. Vive na Bahia desde 1982. Iniciou na fotografia influenciada pela obra de Pierre Verger, depois desenvolveu técnicas e pesquisas com a amizade e convivência com Mario Cravo Neto, passando pelos estudos em cursos com Walter Firmo e Marcelo Reis. Possui exposições coletivas e individuais desde 2003, a mais recente com mostra até janeiro de 2013, na Livraria da Vila, São Paulo, com o título “Salve babá, salve odoyá, festa de santo na Bahia”. É dona da livraria especializada em artes, ‘Galeria do Livro’.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!