A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e a presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado, farão a entrega do título de Patrimônio Imaterial Nacional à Festa do Bonfim, em cerimônia que será realizada após a Missa de Ação de Graças, às 9h, no templo da Colina Sagrada, na península de Itapagipe. 
 
O título será entregue ao governador da Bahia, Jaques Wagner, ao prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, ao Arcebispo Dom Murilo Krieger, ao superintendente do IPHAN-BA, Carlos Amorim, e ao juiz da secular Irmandade do Nosso Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia, Arthur Napoleão.
 
O registro da Festa de Nosso Senhor do Bonfim como Patrimônio Cultural Brasileiro foi aprovado em 05 de junho do ano passado, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. 
 
Para a deputada Alice Portugal, a concessão do  título de patrimônio imaterial à Festa do Senhor do Bonfim – santo católico cujo equivalente  no panteão do candomblé  é Oxalá – faz jus a uma das mais ricas tradições baianas. “A Festa do Bonfim  articula as  matrizes religiosas do catolicismo e do candomblé para sacramentar a fé dos baianos. É sem dúvida uma das mais ricas expressões do sincretismo religioso que permeia a  nossa cultura e merece o  título de patrimônio imaterial nacional”, afirmou.
 
     Casa de Oxumaré
À tarde, a partir das 15h,  Marta Suplicy e  Jurema Machado estarão no terreiro de Candomblé Ilê Axé Oxumaré, tombado por unanimidade pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em novembro de 2013. 
 
Alice  vai participar da  festividade em comemoração ao tombamento, com descerramento de placa comemorativa. “A Casa de Oxumaré é um autêntico monumento à  cultura afro-brasileira.  Sem dúvida, 2013 foi um ano ímpar para a cultura na Bahia. Além do reconhecimento da grandeza cultural da Festa do Bonfim e da Casa de Oxumaré, demos passos importantes para a federalização do Muncab [Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira] e  a presidenta Dilma sancionou  a lei de minha autoria que elevou o 2 de Julho a data nacional”, comemorou a deputada, que é membro da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.
 
De Salvador,
com agências
 

Pin It on Pinterest

Alice Portugal - Deputada Federal
Compartilhe!