Com a participação da deputada Alice Portugal, os vereadores Aladilce Souza e Everaldo Augusto, ambos do PCdoB, promoveram sessões especiais na Câmara Municipal de Salvador, para debater sobre cultura e mobilidade sustentável na capital soteropolitana. Os debates aconteceram na sexta-feira (26), no plenário da Câmara Municipal.
Dança em Perspectiva: Políticas Culturais e Educacionais em Salvador
Este foi o tema da sessão requerida por Aladilce para homenagear o Dia Internacional da Dança, a ser comemorado na próxima segunda-feira (29/04). A vereadora defendeu a mobilização de lideranças políticas, gestores públicos e comunidade ligada à dança com o intuito de se estabelecerem políticas voltadas para o fomento dessa linguagem artística.
Para a edil, “a dança deve ser analisada como resgate das atividades artísticas e sociais da cidade, sendo participante ativa dos encontros de outras classe cênicas”. Aladilce lembrou que a primeira sessão voltada a discussão da dança na Câmara Municipal, realizada em 2008, foi sugestão da deputada Alice Portugal.
Membro da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados e relatora do Pró-Cultura, a deputada defendeu a arte como “elemento de cidadania e soberania de um povo”. Alice criticou medida do Conselho Federal de Educação Física, que impõe o pagamento de taxas a bailarinos, professores de pilates, capoeiristas e profissionais de artes marciais.
Ao comemorar a aprovação do projeto de lei que prevê reserva para idosos e estudantes de pelo menos 40% dos ingressos de meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos em todo o país, Alice anunciou mais uma batalha a ser travada no Congresso Nacional em prol das artes: o debate sobre direitos autorais. “Será uma grande discussão no Brasil, a autoria aqui é muito desprotegida”, disse.

Também participaram da mesa de debates o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara, vereador Sílvio Humberto (PSB); a representante da Secretaria Municipal de Educação, Rita de Cássia Cardoso; a representante do Fórum de Dança da Bahia, Suky Vilas Boas; o secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani; a gerente de espaços culturais da Fundação Gregório de Mattos, Vadinha Moura; o coordenador de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Matias Santiago e a presidente do Colegiado de Dança, Clara Trigo.
Durante a sessão, estudantes do curso técnico de dança da Funceb apresentaram números para os convidados e reivindicaram o direito a meia passagem em transportes coletivos.
Cidade Bicicleta

Com o objetivo de esclarecer a situação do projeto Cidade Bicicleta (Governo da Bahia), as obras cicloviárias de Salvador (Prefeitura), e as obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014, o vereador Everaldo Augusto promoveu sessão especial no plenário da Câmara Municipal na noite da sexta-feira (26).
Com ampla adesão da comunidade soteropolitana de ciclistas, o evento teve a presença do titular da Secretária Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo na Bahia, Ney Campello, do líder da bancada de oposição na Câmara, vereador Gilmar Santiago (PT), do representante da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e lideranças dos coletivos de ciclistas na Bahia.
Everaldo Augusto afirmou que para um trânsito mais saudável e sustentável, “é fundamental fomentar o crescimento da utilização de meios de transporte não poluentes, e o uso da bicicleta favorece esse propósito”.
A deputada Alice Portugal falou sobre os riscos a que está exposta a população de ciclistas em Salvador, em função da falta de infraestrutura urbanística para esse meio de transporte não motorizado.
De Salvador,
Susana Hamilton