
Expansão
A deputada esclarece que a criação dos institutos federais de ciência e tecnologia fazem parte da política de expansão do ensino técnico-profissionalizante, deflagrada no governo do ex-presidente Lula, mantida e incrementada pela presidenta Dilma. Alice explica que, de 2005 até 2010, o número de escolas federais de educação profissional criadas (141) foi praticamente o mesmo em quase um século – durante o período de 1909 a 2002 – que foi de 140 unidades.
Atualmente, são 354 unidades e mais de 400 mil vagas em todo o país. Com outras 208 novas escolas previstas para serem entregues até o final de 2014, serão 562 unidades, que vão ofertar 600 mil vagas. Nesta nova etapa da expansão, estão os campi de Alagoinhas Governador Mangabeira e São Sebastião do Passé, todos em vias de implantação, a partir de projetos de lei de autoria de Alice Portugal.
Demanda justificada
A comitiva que participou da audiência justifica que a cidade de Poções também pode ser contemplada com uma unidade do IFBA, já que se situa em uma região ainda muito carente em educação profissionalizante de qualidade. Segundo os deputados Fabrício e o José Raimundo, reforçados pelo prefeito Otto, esses cursos, além de atender a demanda do município de Poções, abrangerão outros municípios que compõem a microrregião a exemplo dos municípios de Belo Campo, Caetanos e Mirante, que, juntos, têm uma população aproximada de mais de 70 mil habitantes.
A Reitora Aurina, sensível à solicitação, comprometeu-se em somar esforços para implantar, de imediato, a Unidade de Ensino Profissionalizante (UEP) para, posteriormente, transformá-la em uma instituição autônoma. A reitora também anunciou que o IFBA deverá, ainda em 2013, fazer uma visita a Poções para discutir a implantação do Instituto.
Pronatec
Durante a audiência, foi anunciado que o município de Poções será contemplado com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), também realizado pelo Instituto Federal. Inicialmente, o programa atenderá 240 alunos, 150 provenientes de Poções e 90 de outros municípios.
Os deputados Fabrício e José Raimundo reafirmaram a importância da chegada, com força, do ensino profissionalizante em Poções. Os parlamentares reafirmaram o compromisso de lutar para dotar a região Sudoeste de equipamentos educacionais federais, que garantam oportunidades para a juventude.
Também participaram da audiência, o pró-reitor de Administração e Planejamento, Professor Renato da Anunciação Filho, o secretário de educação de Poções, Edson Meira Filho, o assessor do prefeito, professor Jânio Rocha e a representante da deputada Alice Portugal, Ana Elisa Marques, além dos assessores do deputados presentes.
De Salvador,
Susana Hamilton