Com acesso restrito aos filiados e filiadas ao partido, a votação para homologação das candidaturas acontece das 9h às 11h. Das 11h15 às 12h, a já candidata Alice Portugal concede entrevista coletiva à imprensa e, a partir das 12h, candidatos à Câmara de Vereadores, lideranças do partido e demais autoridades presentes sobem ao palco para realização de ato político.
Estarão presentes no evento o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo e a pré-candidata comunista à prefeitura de Porto Alegre, deputada federal Manuela D’Ávila (a confirmar), além de lideranças municipais e estaduais da legenda.
Durante o evento, será apresentado o leiaute provisório da campanha eleitoral da candidata majoritária, que tem marca e slogan desenvolvidos pela agência de propaganda Tempo. O comitê também anunciará oficialmente o ex-vereador Javier Alfaya como coordenador da campanha de Alice Portugal .
Alice Portugal na Prefeitura de Salvador: um projeto nacional
A candidatura da comunista à prefeitura de Salvador tem o apoio do PCdoB nacional e integra a estratégia da legenda de ampliar os seus quadros na gestão de municípios brasileiros de médio e grande portes. “Vamos manter nossas candidaturas nas capitais chova ou faça sol. Porque é a forma de o partido se apresentar com feição própria”, afirmou o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo. “Candidatura municipal é a forma de se apresentar para o povo, de o povo reconhecer nossa mensagem, nossas propostas – no caso agora de 2012, nossas propostas para as cidades. Se não for assim, o partido nunca aparecerá e continuaremos sendo confundidos com o PT, como acontece até hoje em algumas situações”, finalizou.
Cumprindo o seu quinto mandato como deputada, Alice Portugal nunca perdeu uma eleição. Com a sua candidatura, os comunistas estarão na disputa por prefeituras de seis capitais nacionais, com quatro mulheres encabeçando as majoritárias: Manuela D’Ávila, em Porto Alegre (RS); Isaura Lemos, em Goiânia (GO); Ângela Albino, em Florianópolis; Inácio Arruda, em Fortaleza e Evandro Milhomen, em Macapá (AP).
Alice Portugal esclarece que a predominância de mulheres nas chapas majoritárias do PCdoB nas eleições 2012 reflete a diretriz do partido de ampliar a participação da mulher nas suas decisões políticas. Pioneiro na instituição de cotas de candidaturas por sexo, o PCdoB tem a maior bancada feminina proporcional no Congresso Nacional: dos 14 parlamentares que compõem a bancada comunista na Câmara dos Deputados, 42,8% são mulheres e, no Senado Federal, o número de representantes equipara-se, com os mandatos dos comunistas Inácio Arruda (CE) e Vanessa Graziotin (AM). “O nosso objetivo é chegar à paridade entre homens e mulheres na representação política do PCdoB em todas as esferas de poder”, afirmou Alice Portugal.
A composição de gênero nos quadros do PCdoB é uma exceção. Apesar de a Lei 9.504/1997 determinar que cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, a presença feminina é ainda incipiente no Congresso Nacional: no Senado Federal, apenas 14,8% dos parlamentares são mulheres e, na Câmara dos Deputados, esse número diminui, caindo para 8,7%.
Programação da Convenção Municipal do PCdoB em Salvador
Homologação de candidaturas: 9h às 11h
Coletiva de imprensa: 11h15 às 12h
Ato político: 12h