História do PCdoB é apresentada a vereadores eleitos do partidoO presidente da legenda no estado, deputado federal Daniel Almeida, destacou como principal meta do encontro a transmissão das principais orientações partidárias para a ação dos vereadores em cada município. “É essencial fortalecer o compromisso dos nossos parlamentares com a política do partido e solidificar a relação da direção com suas lideranças no estado”, frisou.

Daniel ressaltou também a importância de ouvir as opiniões dos vereadores. “O encontro é resolução nacional do PCdoB, de garantir um maior acompanhamento do partido sobre os mandatos parlamentares, para que se sintam integrantes do partido e de sua política”, afirmou.

Com o objetivo de alinhar a política partidária entre os vereadores eleitos, o PCdoB baiano realizou, neste sábado (19), o Encontro de Vereadores da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O evento, que teve presença de parlamentares de outras cidades do interior, aconteceu no Espaço Cultural dos Comerciários, em Nazaré, Salvador. 

Presente no evento, o líder do partido na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Álvaro Gomes, elogiou a vitória dos eleitos e colocou o mandato à disposição. “Num tempo de campanhas eleitorais altamente financeirizadas, temos que valorizar a eleição de lideranças populares. É essencial mantermos a marca de um partido combativo, que busca a transformação social e a construção de cidades melhores para se viver. Nosso gabinete está de braços abertos para recebê-los e ajudar no trabalho parlamentar nos municípios”, declarou.

Na história do povo

Um dos painéis foi conduzido pelo secretário estadual de formação, Milton Barbosa, que fez os  vereadores passearem pela história do PCdoB. “Ela se confunde com a história de luta do povo brasileiro. A presença no partido de intelectuais como Jorge Amado, Graciliano Ramos, Cândido Portinari, entre outros, revelam como os ideias comunistas de uma nova sociedade influenciaram a arte no país”, lembrou.

Barbosa destacou os períodos de ilegalidade do PCdoB, coincidindo com vários governos ditatoriais. “Sempre que as elites deram golpes, os primeiros atingidos foram os comunistas, pois sempre tiveram forte ligação com o povo brasileiro e os trabalhadores”, disse.

O dirigente reafirmou o papel do partido na atual conjuntura política. “O PCdoB contribui para que esses projetos em curso no Brasil e na Bahia avancem mais, pois abriram uma nova etapa de progresso, desenvolvimento e inclusão social para o nosso povo. Temos que ter uma visão crítica de que se trata de governos de transição, e ajudar esse processor se aprofundar mais”, concluiu.  

A deputada Alice Portugal frisou a importância das legislaturas municipaisCâmaras e cidadania

A deputada federal Alice Portugal destacou o papel dos legislativos municipais. “A história das câmaras mostra como foram importante na construção da identidade do povo brasileiro. Na Bahia, foi na Câmara de Vereadores de Santo Amaro que se deu o primeiro debate sobre a consolidação da Independência do Brasil, antes de eclodirem as batalhas do 2 de Julho de 1823. Elas contribuem na formação da nossa cidadania”, afirmou.

Alice ressaltou que os vereadores comunistas devem manter um pé na câmara e outro nas lutas sociais do povo. “Precisamos reverberar as ideias progressistas e avançadas do PCdoB em cada cidade da Bahia para consolidar esse processo democrático e fortalecer o projeto do partido em 2014”, defendeu.

Experiência prática

Levando sua experiência concreta de parlamentar municipal, a ex-vereadora em Salvador, Olívia Santana, deu várias orientações para o trabalho legislativo. “Temos que fazer a diferença no Parlamento, com intervenções de qualidade e projetos quem melhorem as cidades e a vida do povo. O PCdoB luta pela transformação radical da sociedade capitalista e um mandato comunista deve ajudar a elevar o nível de consciência crítica da população”, afirmou.

Olívia destacou que um vereador pode contribuir para os prefeitos implantarem políticas públicas importantes. “Pode-se realizar audiências públicas e sessões especiais para debater assuntos de interesse dos municípios e, a partir dai, elaborar projetos de lei e indicar aos executivos (municipal, estadual e federal) ações e obras nas cidades”, enfatizou.

Balanço e perspectivas

m outro momento do encontro, o presidente Daniel Almeida fez um balanço das eleições e traçou as perspectivas dos comunistas. “A base aliada do governo Wagner teve vitória expressiva. Nos 417 municípios do estado, elegeu 352 prefeitos e prefeitas. O PT venceu em 93 municípios (25% das prefeituras da base), o PSD conquistou 71 cidades, o PP elegeu 46 prefeitos, o PSB fez 28 prefeituras e o PCdoB, 14”, pontuou.

Em outro momento do encontro, o presidente Daniel Almeida fez um balanço das eleições e traçou as perspectivas dos comunistas. “A base aliada do governo Wagner teve vitória expressiva. Nos 417 municípios do estado, elegeu 352 prefeitos e prefeitas. O PT venceu em 93 municípios (25% das prefeituras da base), o PSD conquistou 71 cidades, o PP elegeu 46 prefeitos, o PSB fez 28 prefeituras e o PCdoB, 14”, pontuou.

Fonte: Portal do Álvaro

 

 

 

 

 

Pin It on Pinterest

Compartilhe!