A reunião contou com a presença de 23 deputados e um senador, João Durval (PDT), além do secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz.

O objetivo da reunião foi conhecer as ações desenvolvidas pelos governos federal e estadual para reduzir os problemas causados pela estiagem e articular novas medidas do Legislativo em torno da questão. Em 2012 a seca foi considerada uma das maiores da história. Somente na Bahia, 228 dos 417 municípios decretaram estado de emergência por conta dos efeitos causados pela falta de chuva.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) disse que é preciso consolidar iniciativas que acabem, definitivamente, com os problemas causados pela estiagem na região. “A seca do sertão nordestino é recorrente há décadas, provocando doenças, miséria e mortes, um grave problema que só se resolverá com investimentos públicos massivos”, afirmou.

Para Alice, o ideal seria utilizar “recursos públicos em larga escala para impedir que tais desastres naturais como secas prolongadas ou inundações continuem causando sofrimento para uma significativa parcela da população”, defendeu.

Segundo o coordenador da bancada baiana, Daniel Almeida (PCdoB), os próximos encontros serão sobre pacto federativo e divisão dos royalties do petróleo.

“Vamos aumentar a articulação da bancada para garantir a voz da Bahia em grandes questões, como fazem outras bancadas, que atuam incisivamente e de forma suprapartidária na defesa dos interesses de seus estados”, defendeu Almeida.

Durante a conversa foi sugerida a criação de uma frente política de pressão para destravar as obras do Eixo-Sul da Transposição do São Francisco, o único que traria água para regiões secas da Bahia.

Com informações do Vermelho.org.br

Pin It on Pinterest

Compartilhe!