Alice destacou que faz parte de uma “geração do tempo de porta das cadeias, da geração que viu a ditadura ruir através das lutas do povo e das lutas da juventude em especial” e reafirmou o entusiasmo e o compromisso com as lutas sócias — “mantenho a minha juventude acumulada” —, compreendendo que este é um momento da maior importância histórica para o Brasil.

Para Alice é fundamental a análise das “relações de causa e efeito das manifestações”. Segundo a parlamentar a materialização das mobilizações nas grandes cidades reflete um estresse vivido pela população, “a falta de planejamento das grandes centros e, acima de tudo, as cidades como vitrines privilegiadas do inescapável conflito entre capital e trabalho, capital e serviços públicos”, apontou.

A respeito dos protestos, a deputada afirmou que na visão do PCdoB, os manifestantes “expõem fraturas, vontades, necessidades de uma juventude que quer mais”. E que enquanto partido historicamente inserido no mundo do trabalho e nas lutas sociais o PCdoB tem o dever de explicar para as novas gerações, que se manifestam hoje, como “chegamos até aqui, e essa luta até aqui foi substrato, gerou as condições objetivas para que hoje possamos querer mais”.

A parlamentar afirma que é importante a contextualização histórica entre as manifestações recentes e a “história dos que lutaram até aqui” apontando a participação do PCdoB que “esteve nas manifestações em muitos momentos, sendo instado violentamente a recolher sua bandeira, mas que vive e pulsa como digital impressa na história do povo brasileiro”.

Durante o discurso Alice citou a importância da aprovação da PEC 90/11 que propõe transformar o transporte em direito social. “A mobilidade, o direito de ir e vir, tão propalado como elemento do direito humano basilar, é fundamental que seja expresso de maneira material e concreta”.

Por fim, Alice aponta a expectativa de importantes mudanças, “a multidão colaborará, sem dúvida, rejeitando os uivos golpistas para a constituição de avanços para a sociedade brasileira no transporte urbano, no planejamento das cidades e na constituição de um pensamento de cidade para pessoas”. 

Pin It on Pinterest

Compartilhe!