Assufba 
Na quinta-feira (28), a deputada Alice Portugal esteve presente  na Assembleia dos Aposentados da UFBA, revendo seus companheiros de muitas lutas em defesa da universidade e dos direitos dos servidores públicos. O evento lotou o auditório da Escola Politécnica da Ufba. 
 
O encontro teve como objetivo principal eleger a delegação de aposentados para o IX Conassufba, congresso da categoria que acontece nos dias 12 e 13 de dezembro no hotel Sol Marina Vitória em Salvador. Além disso, foi escolhida a delegação de servidores inativos que acompanharão a compra da nova sede do sindicato.
 
Alice destacou o papel fundamental da Assufba na luta pela educação e também na sua formação. “Eu sou deputada porque essa categoria assim me fez e nós estamos aqui para acompanhar as lutas desse sindicato: as 30 horas, os lotes que precisam ainda ter toda a complementação final, a situação dos 28% e outros processos”, disse.
 
A deputada também falou sobre a expansão universitária na Bahia e do papel da Assufba na garantia de lisura no processo de preenchimento do quadro funcional das novas IES federais baianas. ‘Nós estamos aqui para garantir que o quadro dessas instituições sejam preenchidos por concurso público”, asseverou.
 
      Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (Fetracom)
 
Na manhã do dia 30, Alice levou o seu apoio ao “IV Encontro de Mulheres da Construção: relações de gênero e trabalho no ramo da construção”, que aconteceu no Hotel Sol Barra.
 
O evento reuniu mais de 200 mulheres para debater as problemáticas de gênero no segmento. As sindicalistas elaboraram uma pauta de reivindicações voltadas para as especificidades da mulher no canteiro de obras. O documento vai subsidiar as negociações sindicais do próximo  ano.
 
Durante o evento, Alice traçou um panorama geral da situação desigual da mulher no mercado de trabalho brasileiro, denunciando a diferença salarial para o exercício da mesma função. “Além disso, as mulheres são as maiores vítimas de assédios moral e sexual”, disse.
 
A deputada enalteceu o papel do sindicato na luta pela promoção da equidade de gênero. “As entidades representativas dos trabalhadores da construção civil, mostram a cada ano mais consciência sobre a necessidade de fortalecer a participação feminina nas suas lutas e estruturas quebrando o preconceito contra a mulher, em uma categoria majoritariamente masculina”.
 
Dividiram a mesa do evento com a deputada, as dirigentes da Fetracom,  Sônia Maria Francisca da Silva e  Ednalva Bispo, a representante das mulheres da contrução civil do Uruguai, Estela Escobar, a deputada estadual Luíza Maia (PT), a vereadora de Salvador, Aladilce Souza (PCdoB) e outras representantes da mulher na construção civil.
 
De Salvador,
Susana Hamilton
 

Pin It on Pinterest

Compartilhe!