A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) destacou nesta quarta-feira (27/03), na tribuna da Casa, o aniversário de 464 anos de Salvador, que ocorre na próxima sexta (29 de março). Alice, que é soteropolitana, elencou os aspectos positivos da primeira capital do Brasil, logicamente, o principal centro econômico do estado da Bahia, “sendo um porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico. Sede de importantes empresas regionais, nacionais e internacionais. Um polo educacional com a Universidade Federal da Bahia, a mais conceituada do Nordeste, a 16ª da América Latina”.

Alice também fez referência à escolha da cidade para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações em 2013, “Salvador tem recebido por parte dos governos estadual e federal considerável aporte de recursos para obras de mobilidade urbana e de melhorias nas condições de vida de sua população”.

Contudo, no discurso a deputada fez um diagnóstico paralelo enumerando os graves problemas que a capital baiana tem vivido lembrando que os recentes investimentos são “muito pouco para uma cidade de quase quinhentos anos, administrada ao longo de décadas por políticos sem compromisso com a cidade ou com seu povo”, disse.

Alice lembrou que além de ser bela, a capital dos baianos, ostenta ainda o título de campeã brasileira de desocupação e de informalidade. “Cidade onde falta emprego digno para a população e onde a ausência de um transporte público decente premia a todos, cotidianamente, com intermináveis engarrafamentos, clama por cuidados urgentes que assegurem melhorias nas condições de vida dos soteropolitanos”.

Especulação imobiliária – Alice continua destacando que Salvador foi transformada nas últimas décadas em um paraíso da especulação imobiliária. “A verdade é que a minha Salvador necessita urgentemente de uma administração cujos compromissos sejam com seu povo e não com a especulação imobiliária e os grupos econômicos que loteiam a cidade e seus serviços”, completou.

Trânsito caótico – Para a deputada é inaceitável que “uma cidade que é a terceira do país em número de habitantes e a segunda em fluxo turístico ter um projeto risível de metrô urbano, cujas obras se arrastam há anos e quando inaugurado pouco ou nada significará para a melhoria do caótico transporte público de sua população?”, indagou Alice.

Violência contra a Mulher – Segundo Alice, enquanto cidadã soteropolitana e mulher, é lamentável constatar “que minha cidade natal ostenta a quinta colocação entre as capitais do país no quesito violência contra a mulher. Com uma taxa de 8,3, a capital baiana ocupa a quinta colocada em número de homicídios femininos. A média nacional das capitais é de 5,4”.

Ao final, a deputada parabenizou à população, saudando pelo seu aniversário de 464 anos fez um pelo para que “nos unamos todos os soteropolitanos e todos os que adotaram Salvador como sua cidade em defesa de nossa capital baiana. ´Viva São Salvador´ e viva seu bravo e sofrido povo homenageados na letra de um filho, Dorival Caymmi”, finalizou.

 

São Salvador
Dorival Caymmi

São Salvador, Bahia de São Salvador

A terra de Nosso Senhor

Pedaço de terra que é meu

São Salvador, Bahia de São Salvador

A terra do branco mulato

A terra do preto doutor

São Salvador, Bahia de São Salvador

A terra do Nosso Senhor

Do Nosso Senhor do Bonfim

Oh Bahia, Bahia cidade de São Salvador

Bahia oh, Bahia, Bahia cidade de São Salvador

Pin It on Pinterest

Compartilhe!