A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (29), no Parque de Exposições de Salvador. Os equipamentos foram entregues pelo governador Jaques Wagner para serem utilizados por municípios do semiárido em ações de convivência com a seca. Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom), esta é a terceira entrega de máquinas no Estado.
Desde o início do ano, já foram destinadas 688 máquinas a municípios do semiárido e a previsão é que, até o final do ano, sejam entregues 1.600 equipamentos, com investimento de R$ 300 milhões do governo federal. A meta é que todos os municípios baianos do semiárido recebam os equipamentos.
A ação foi viabilizada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), através de uma parceria entre os governos federal e estadual. Este ano, já haviam sido entregues outras 536 máquinas. A deputada Alice Portugal foi uma das parlamentares da bancada baiana no Congresso Nacional que defendeu a ação que vai minimizar os efeitos da pior seca enfrentada pelo semiárido nos últimos 50 anos.
“Apesar dessa seca, o nosso é o semiárido mais chuvoso do planeta”, pontuou a parlamentar baiana, ao defender as obras estruturantes que serão possíveis com as máquinas e que, segundo ela, “vão reduzir o impacto dos períodos de estiagem na vida de pequenos agricultores”.
O investimento nas 152 máquinas é superior a R$ 46 milhões e vai beneficiar uma população rural de quase 1,5 milhão de pessoas. Com as 50 restroescavadeiras, 60 motoniveladoras e 42 pás-carregadeiras entregues hoje, as prefeituras já poderão realizar obras de construção de aguadas e barragens, e implantação de estradas vicinais, beneficiando, principalmente, pequenos agricultores.
De Salvador,
Susana Hamilton