Aconteceu em Itabuna, nesta sexta e sábado, no campus II da Unime, o 1º Simpósio Municipal de Esporte e Lazer, com o objetivo de ouvir sugestões dos desportistas e novas ideias que sirvam de base para a elaboração de políticas públicas do esporte. Evento realizado pela Secretaria de Esportes e Recreação do município contou com a participação na  mesa de abertura do prefeito Claudevane Leite e o diretor da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares da Silva, Bobô, ex-jogador do Esporte Clube Bahia.

O superintendente falou sobre a importância do esporte e os benefícios que proporciona na rotina de uma comunidade. Ele se colocou a disposição da Prefeitura para “estudar e viabilizar projetos e convênios que fomentem e incentivem o esporte nas diversas modalidades”. O dirigente também ouviu algumas reivindicações dos desportistas, a exemplo da construção do ginásio poliesportivo da Sudesb na cidade.

Segundo o secretário de Esportes, Evans Maxwel de Araujo Silva, o evento também teve o objetivo discutir ações para incrementar o esporte na cidade, no intuito de incentivar parcerias entre governos e a sociedade civil organizada. “A participação da comunidade é imprescindível para o fortalecimento do esporte, uma ferramenta transformadora na educação e a inclusão social”.

Vistorias e inaugurações

No sábado ocorreu a inauguração da quadra de esportes do bairro Nova Califórnia construída a partir de emenda da deputada federal Alice Portugal (PCdoB) solicitada pelo ex-vereador e atual o vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior, também do PCdoB, e executada pela Sudesb – Superintendência dos desportos do estado da Bahia, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. Também durante o dia ocorre uma visita ao Estádio Luis Viana Filho e à Vila Olímpica. 

Para Wenceslau a quadra é de suma importância para contribuir para que os jovens da Nova Califórnia tenham um espaço de lazer, e principalmente no combate a violência. Segundo o vice-prefeito “é a realização de um sonho da comunidade, que não tinha até então nenhum espaço para a prática de esporte”.

 

Alice Portugal (PCdoB) destacou que o “mandato está à serviço do povo de Itabuna”, como também “dos desportistas baianos e do trabalho desenvolvido pela SUDESB, pois acreditamos no esporte como um importante elemento de inclusão social e de educação”.

Com informações da Prefeitura de Itabuna

Pin It on Pinterest

Compartilhe!