Durante reunião ordinária da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, realizada na tarde desta quarta-feira (23/04), a presidente do Colegiado, deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), aprovou a realização de audiência pública para celebrar os 71 anos da “Hora da Criança”, instituição fundada pelo professor baiano Adroaldo Ribeiro Costa.
Para a deputada Alice, a audiência é de grande relevância, pois será a oportunidade da Câmara dos Deputados conhecer a obra que se realiza ainda hoje na Bahia pela “Hora da Criança”.
O objetivo da audiência é destacar a experiência pioneira e bem sucedida de educação pela arte, precursora da educação integral. Para o debate, serão convidadas personalidades que possam dar testemunho da experiência da instituição e sua contribuição na educação e cultura.
A “Hora da Criança” começou como um programa de rádio infantil que deu nome à instituição. O programa foi ao ar por 30 anos ininterruptos, produzindo durante esse tempo composições musicais, artes-dramáticas e esquetes. A instituição conta com uma orquestra filarmônica, um núcleo de flauta e violino, oficinas de cenografia e iluminação e um teatro, que serve de laboratório onde, além de atuar, o jovem também aprende como funciona o espaço como iluminação, cenário, figurino, entre outros. A “Hora da Criança” busca oferecer uma educação pela arte para formar cidadãos e cidadãs sensíveis e criativos e integrados em qualquer profissão.
De Brasília,
Maiana Neves