Como parte integrante do seminário, na noite do dia 30, na sala Walter da Silveira, foi prestada homenagem ao professor doutor Luís Henrique Dias Tavares, intelectual que dedicou a vida ao registro historiográfico da Bahia. Políticos, autoridades e historiadores renderam sua homenagem ao professor doutor Luís, um dos mais importantes pesquisadores e divulgadores da história da Bahia.

Convidada para participar da solenidade, a deputada Alice Portugal – que é autora da Lei 12.819/13, que instituiu o 2 de Julho como data comemorativa nacional – falou da importância da obra do professor para o registro da memória do povo baiano. A deputada declarou que foi estimulada pelos escritos do professor a lutar pela elevação do 2 de Julho a data nacional. “A melhor homenagem que posso prestar ao professor Luís Henrique Dias Tavares é a Lei 12.819, que vai tornar obrigatório o registro do 2 de Julho nos livros escolares brasileiros”, disse.

Também prestaram homenagem ao professor, o secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, a historiadora e presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, Consuelo Pondé, o deputado federal Luiz Alberto (PT), a reitora da Ufba, Dora Rosa Leal, dentre outras autoridades e intelectuais.

Para conhecer mais sobre a obra do historiador Luís Henrique Dias Tavares e sobre o 2 de Julho, visite a biblioteca virtual da Fundação Pedro Calmon:  WWW.bv2dejulho.ba.gov.br

Para conferir a programação do seminário, acesso o link http://www.fpc.ba.gov.br/seminarioindependencias/

De Salvador,

Susana Hamilton

 

Pin It on Pinterest

Compartilhe!