
A convite da prefeita Moema Maciel (PSD), a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), a pró-reitora de Extensão da Ufba, Blandina Viana, o diretor geral do Irdeb, Pola Ribeiro, os cineastas Conceição e Orlando Senna, os empresários Yasmim Felippi e Catan Antônio e representantes da comunidade local uniram-se em frentes de trabalho para consolidar os projetos na região. “Precisamos tornar esses projetos uma realidade, de forma que Lençóis venha a funcionar como um núcleo irradiador de cultura e educação, beneficiando assim toda a Chapada Diamantina”, frisou a prefeita Moema.

Com 24 municípios e 376,5 mil habitantes, a Chapada Diamantina forma a cada ano cerca de 20 mil estudantes do ensino médio e representa o maior vazio de instituições federais de ensino superior na Bahia. Cidade com reconhecidos patrimônios ambiental, histórico e cultural, Lençóis já abriga atividades consolidadas de pesquisa e extensão da Ufba nos campos da arqueologia, biologia e artes. Para Blandina Viana, “essas atividades justificam a criação de um campus da Ufba na cidade, que funcionaria como um embrião para uma futura Universidade Federal da Chapada Diamantina, como aconteceu na criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia, onde, inicialmente, foi criado um campus da Ufba, o Instituto de ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Icads)”.
A deputada Alice Portugal, relatora do PL 4.094/12, de autoria do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), que dispõe sobre a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina, salientou que a proposição deveria ser transformada em uma indicação. Em seu parecer ao projeto de lei como membro da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, argumenta que “é de iniciativa privativa do Presidente da República dispor sobre a criação e extinção de ministérios e órgãos da administração pública”. Alice anunciou que, em 11/04, encaminhou ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a indicação para criação da UFCD.

A parlamentar defendeu uma mobilização conjunta entre sociedade e poder público para criação da universidade. "É preciso que a sociedade, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores da região se unam em uma frente ampla, com o objetivo de pressionar o Executivo a criar a universidade que vai preencher o vazio de instituições públicas federais de ensino superior que há na Chapada Diamantina", afirmou.
Cidade com notória vocação para a produção audiovisual, Lençóis vai abrigar a Escola de Audiovisual da Uneb, com desenho em estágio avançado sob a coordenação de Orlando Senna, idealizador do recém criado Instituto Cultural Conceição e Orlando Senna – Spiral Senna – e presidente da Televisión America Latina (TAL). Para o cineasta nascido em Lençóis, todos esses projetos têm potencial para tornar Lençóis uma referência cultural mundial. “A intenção da Spiral Senna é desenvolver em Lençóis uma plataforma multicultural que pretende unir e ativar uma ligação entre o local e o planetário, o que alguns estudiosos chamam de ‘glocalização’”, afirmou Senna.
O Spiral Senna tem o apoio de Pola Ribeiro, que pretende instituir convênios entre o Irdeb e o instituto para a produção de conteúdo audiovisual sobre a Chapada Diamantina para veiculação na TVE. “É preciso refletir como se dará a articulação entre o Spiral e a universidade. São projetos visionários que elevarão Lençóis a outro patamar”, disse o diretor. Durante a reunião, Pola também anunciou que o sinal da TVE deve alcançar o município de Lençóis em 30 dias.
De Salvador,
Susana Hamilton