Em meio ao sugestivo cenário do Forte da Capoeira, Lazzo emocionou os convidadosEstiveram presentes no evento – que também celebrou cinco anos de fundação da EBC  –  o presidente da organização, Nelson Breve, a diretora de Jornalismo, Nereida Beirão, o diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Pola Ribeiro, artistas, autoridades políticas e representantes oficiais do movimento negro no Estado. 
 
Nelson Breve declarou-se muito honrado em fazer o lançamento do programa em Salvador, “cidade mais negra fora da África”. O presidente salientou  que o Nova África vai conectar o Brasil ao terceiro maior continente do mundo e mostrar uma África contemporânea, a partir do olhar de seus filhos. 
 
As áreas de política, economia, cultura popular, saúde e meio ambiente são retratadas com relatos pessoais, em 26 capítulos de 26 minutos cada, todas as sextas-feiras às 21h.. Os temas são explorados por três repórteres que visitaram 30 países africanos, durante 200 dias de permanência no continente.
 
África para brasileiro ver
 
João Jorge criticou as emissoras hegemônicasPresente no lançamento, o conselheiro curador da EBC  e presidente do Olodum, João Jorge, disse que o Nova África vai “mostrar uma África que não se vê em uma certa emissora que, às sextas-feiras, insiste em difundir a ideia de que na África só tem bicho.”
 
A deputada Alice Portugal parabeniza a EBC pelos seus cinco anos de existência,  e pela segunda temporada do programa Nova África, que ela considera da maior importância para consolidar “um outro olhar sobre as nossas raízes”. Alice destaca, ainda, o excelente trabalho que a empresa  vem realizando na difusão de “conteúdos inovadores, que contemplam a liberdade de expressão e a diversidade cultural brasileira.” 
 
 
 
 
 
Serviço:
Programa Nova África
Todas as sextas-feiras, às 21h, na TVE da Bahia Canal 2; SKY – Canal 116 (DTH); OI TV – canal 20 (DTH); CLARO TV – canal 124 (DTH)
 
De Salvador,
Susana Hamilton
 

Pin It on Pinterest

Compartilhe!