
Esta é uma prática gravíssima que afeta o fundamento das relações entre Estados soberanos, que vem causando forte indignação ao nosso povo. A Bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados e no Senado Federal vem repudiar tais práticas ilegais perante o direito internacional e às regras da diplomacia, equivalendo a uma ação de hostilidade ao Estado e ao povo brasileiro e que ofende, também, a todos os demais Estados nacionais.
Esta ação do Governo americano está em profundo desacordo com os tradicionais laços de amizade que unem os povos dos dois países e as boas relações bilaterais existentes entre os dois Estados.
Anunciamos que o Senado instalou hoje uma Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará as práticas de espionagem americana a cidadãos e ao governo brasileiro. Uma CPI fruto da iniciativa da Senadora comunista Vanessa Grazziotin, e que a presidirá.
O Governo brasileiro vem assumindo uma posição firme frente a esta ação hostil e despropositada. E conclamamos todas as forças políticas, independentemente de ser situação ou oposição, a se unirem em apoio ao nosso Governo no sentido de exigir dos EUA uma explicação para sua ação de espionagem, bem como uma necessária retratação perante o Brasil e à comunidade de Nações.
Sala das Sessões, 03 de setembro de 2013.