A deputada Alice Portugal participou, na tarde desta quarta-feira (25), de audiência com o vice-ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Fernando Luiz Albuquerque, para tratar do processo que garante reajuste de 28,86% nos proventos dos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal da Bahia, a partir de janeiro de 1993. Participaram da audiência também Renato Jorge e Hugo Leonardo, coordenador-geral e advogado do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos da Universidade Federal da Bahia (Assufba), respectivamente.
 
Na ocasião, os representantes da Assufba fizeram um histórico da tramitação desse processo e destacaram a importância de um acordo para garantir o reajuste de 28,86% à categoria. A deputada Alice lembrou que outras instituições universitárias, com salários iguais a esses servidores da UFBA, já resolveram o problema sobre essa questão do reajuste salarial. Além disso, a parlamentar falou da sua preocupação com o envelhecimento do quadro de funcionários da universidade baiana.
 
“Sabemos dos problemas relacionados à impossibilidade do governo de aumentar gastos, mas esse é um recurso devido. O que me movimenta vir aqui é essa realidade do envelhecimento desse quadro de servidores. É um direito que já foi acessado por centenas de outras pessoas. Então, ficamos com uma sensação de inépcia do Sindicato e do próprio advogado. Realmente, as conversas se esgotaram e, por isso, estamos aqui trazendo este pleito para tentarmos conseguir um tratamento igual, pois há de se ter um parâmetro a ser seguido. O aval da AGU é fundamental para que esse segmento desprotegido possa ter um escudo na defesa dos seus direitos”, enfatizou Alice.        
 
O vice-ministro Fernando Luiz comprometeu-se com o pleito da Assufba. “Nossa ideia não é dar tratamento diferente à UFBA. Iremos observar as súmulas referentes e o que for possível fazer acordo, iremos fazer”, afirmou o vice-ministro.
 
De Brasília,
Maiana Neves

Pin It on Pinterest

Compartilhe!