A ministra da Cultura Marta Suplicy a representou na solenidade e leu a mensagem encaminhanda pela mandatária ao presidente do Partido, Renato Rabelo, "e aos companheiros do PCdoB". Abaixo a integra da carta.

"Prezado Renato Rabelo e Companheiros do PCdoB, 
 
Impossibilitada de comparecer pessoalmente a esta sessão solene, não posso deixar de enviar uma manifestação calorosa de congratulações ao Partido Comunista do Brasil pela passagem dos seus 91 anos. 
 
Mais antiga legenda em atividade no Brasil, o PCdoB mantêm ao longo da sua história a mesma cara. Não mudou de lado. A prioridade do partido sempre foi à defesa dos oprimidos, dos excluídos, dos mais necessitados e, em última análise, dos interesses nacionais. 
 
O PCdoB procurou sempre estar ao lado do povo brasileiro. E ficar ao lado do povo brasileiro, custou a vida de centenas de militantes ao longo destes 91 anos. A estas mulheres e homens, presto hoje minhas homenagens. 
 
O PCdoB contribui decisivamente para o caráter democrático, progressista e popular do meu governo, como fez durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. 
 
Quero fazer aqui um reconhecimento público do apoio, da determinação e da dedicação do partido e seus militantes. Nestes últimos dez anos, mesmo nos momentos mais duros, mais difíceis, quando alguns titubearam, o PCdoB foi firme. 
 
A participação efetiva do PCdoB na aliança que governa o Brasil é estratégica. Representado no Ministério do Esporte, o PCdoB tem a missão fundamental de preparar o Brasil para os maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e incluir uma geração de brasileiras e brasileiros no mundo do esporte. 
 
Nos últimos dez anos, juntos com o PCdoB, nossos governos foram responsáveis pela maior redução da desigualdade e pela maior distribuição de renda que este país já registrou. E seguiremos juntos para acabar com a miséria e construir uma Nação próspera e mais justa. 
 
Envio um cumprimento especial a Renato Rabelo, ao ministro Aldo Rebelo e aos demais companheiros de governo que integram o partido, mas gostaria de estender um abraço carinhoso aos parlamentares e a todos os militantes, ao mesmo tempo em que desejo, de coração: longa vida ao PCdoB! "
 

 "Não somos apenas aliados, somos companheiros", afirma Lula

O ex-presidente Lula também participou da comemoração dos 91 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ao lado de importantes lideranças políticas. Em seu discurso, Lula destacou que “não foram poucas as lutas que o partido promoveu ou apoiou” e que elas resultaram em avanços importantes para o país. Ele destacou ainda a confluência de objetivos entre o ele e o PCdoB: “não temos apenas interesses em comum – temos os mesmos compromissos de vida”.

"Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o PCdoB que nesses 91 anos de trajetória em muito contribuiu para grandes realizações do povo brasileiro. Neste período, não foram poucas as lutas que o partido promoveu ou apoiou, e tenho certeza de que elas resultaram em avanços significativos para a democracia e a soberania nacionais.

Ao longo de sua história, este partido deu ao país inesquecíveis combatentes da liberdade e da justiça, como João Amazonas, Pedro Pomar, Maurício Grabois e Elza Monnerat, entre tantos outros homens e mulheres admiráveis.

O PCdoB se consolidou como um partido importante na vida brasileira. Com vigorosa presença nas organizações da juventude, dos trabalhadores urbanos e rurais, das mulheres e em vários outros movimentos sociais. Com atuantes bancadas parlamentares e reconhecidas experiências de gestão municipal. Com uma contribuição marcante aos governos estaduais progressistas e, desde 2003, uma participação notável no governo federal.

Tenho laços de profunda amizade com os dirigentes e militantes do PCdoB. Não somos apenas aliados, somos companheiros. Não temos apenas interesses em comum – temos os mesmos compromissos de vida, as mesmas causas históricas. Entre nós, mais do que respeito, existe confiança, construída durante trinta anos de lutas e esperanças compartilhadas. E existem afeto e carinho, tão importantes na vida de cada um de nós.

A parceria estratégia entre PCdoB, o PT e os demais partidos da base aliada do governo federal tem permitido que grandes avanços sejam conquistados em nosso país. Nestes dez anos de governos democráticos e populares, consolidamos um modelo de governo onde o povo é o ator principal. Tiramos milhões de pessoas da miséria, criamos empregos, reposicionamos o Brasil no cenário internacional e continuamos trabalhando para avançar cada vez mais. O papel do PCdoB nesse processo foi, tem sido e, tenho certeza que continuará sendo fundamental.

Agora também na Prefeitura de São Paulo, o PCdoB tem sido um importante aliado para começarmos a mudar a cara da gestão desta cidade que, durante tanto tempo, esteve a serviço apenas de uma minoria. Tenho certeza que a administração do prefeito Fernando Haddad e da vice-prefeita Nádia Campeão, que concretiza essa aliança, trará melhorias significativas à vida do povo de São Paulo.

Parabenizo ainda meu amigo Orlando Silva, que foi nosso ministro do Esporte e agora assume a presidência do PCdoB no estado de São Paulo, e o companheiro Jamil Murad, que assume a presidência municipal do partido.

Amigos e amigas, termino lembrando que aniversários são datas comemorativas muito importantes não apenas para celebrar o que foi feito como também para projetar o que está por vir. Muito fizemos pelo Brasil nos últimos anos e hoje temos um país que alcançou um patamar nunca antes imaginado. Mas ainda há muito a ser feito. O caminho para que o povo brasileiro viva com dignidade plena ainda é longo. A manutenção da nossa parceria, da nossa sintonia em torno de um objetivo comum é fundamental para que nossos objetivos sejam alcançados.

Parabéns aos dirigentes e militantes do PCdoB. Parabéns a todos os homens e mulheres que lutam pela emancipação do povo brasileiro", finalizou seu discurso.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!