
No sábado, 8 de março, a União Brasileira de Mulheres (UBM) vai fazer um grande protesto no Porto da Barra. A partir das 7h, a entidade vai fincar centenas de cruzes de madeira na areia da praia para simbolizar as mulheres vítimas de violência na Bahia, segundo estado em número de casos de violência doméstica no País.
“Queremos chamar a atenção da sociedade para o número de mulheres assassinadas e violentadas em nosso estado. É muito triste saber, que apesar de todos os avanços que conquistamos nos últimos anos, ainda somos as principais vítimas do tráfico humano, da exploração sexual, da violência e da discriminação. Temos que mudar esta situação”, disse Rosa de Souza, coordenadora financeira da UBM e vice-presidente da CTB Bahia.
Para a deputada federal Alice Portugal, o arcabouço jurídico de proteção à mulher é avançado, mas falta estrutura e orçamento. “Apesar de atualmente termos conseguido afirmar que não se paga violência com cesta básica, por não termos uma estrutura de varas especiais no poder Judiciário, nem delegacias especiais instaladas na proporção de uma para cada 50 mil habitantes, ainda registramos um alto grau de violência contra a mulher”, afirmou.
Grupo de trabalho empodera a mulher
Na segunda-feira, 10 de março, às 14h, acontece o lançamento do GT Mulheres da Assufba, que será seguido de debate com a participação da deputada Alice Portugal e da defensora pública Firmiane Venâncio Carmo Souza. O evento acontece no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, no Campus universitário do Canela.
Café da manhã
As atividades prosseguem com um café da manhã no dia 13 de março, a partir das 7h, no Sindicato dos Bancários da Bahia, nas Mercês. O Departamento de Gênero promove também uma roda de capoeira e homenageia oito mulheres de destaque no movimento social e político da Bahia: senadora Lídice da Mata (PSB), deputada federal Alice Portugal, deputada estadual Luíza Maia (PT), vereadoras Aladilce Souza (PCdoB), Fabíola Mansur (PSB), Ana Rita Tavares (PV), Vânia Galvão (PT) e professora Eliene Benício Amâncio Costa (Ufba).

No dia 17 de março, acontece a grande caminhada das mulheres pelas ruas do Centro de Salvador. A concentração está marcada para às 16h, no Campo Grande, de onde a manifestação deve seguir em direção à Praça Castro Alves. O evento é construído por todo o movimento feminista da Bahia e atrai centenas de pessoas todos os anos.
Secretaria de Políticas para as Mulheres
A SPM preparou uma agenda que envolve lançamento de unidades móveis de atendimento à mulher do campo, shows, instalação de comitês, encontro de prefeitas e fóruns. Confira abaixo parte da programação, que ainda não foi divulgada na íntegra.
08/03 (com Participação do Governador)
Lançamento das Unidades Móveis – Entrega de 02 Unidades para atendimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais e do Campo, atividade em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional-CAR que fará a inauguração da Fabrica de Beneficiamento de Frutas.
Local: Município de Manoel Vitorino
17 a 19/03
1º Fórum para Mulheres Trabalhadoras Rurais(12º Acampamento)
Local: Parque de Exposições de Salvador
18/03
Show Elas por Elas- para as participantes do 1º Fórum para as Mulheres Trabalhadoras Rurais (promoção SECULT/SPM)
Local: Teatro Castro Alves
17/03
Instalação da Comitê Institucional de Acompanhamento da Casa da Mulher Brasileira
Palestra com a Dra. Aparecida Gonçalves- Secretária de Enfretamento a Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para asa Mulheres da Presidência da República.
Local: Sede da SPM-BA
Obs. A CASA DA MULHER BRASILEIRA consiste em um novo equipamento público que concentra, no mesmo espaço físico, os principais serviços especializados e multidisciplinares de atendimento às mulheres em situação de violência
A CONFIRMAR DATA
Unidade Móvel – Santiago do Iguape, atendimento ao público (Marisqueiras, Ciganas, Assentadas, Pescadoras).
19/03
Encontro de Prefeitas para a Pactuação e Repactuação
Pacto Nacional e Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres., consiste em um acordo federativo entre o governo federal, os governos dos estados e dos municípios brasileiros para o planejamento de ações que consolidem a Política Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Os objetivos do Pacto Nacional versam sobre o enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres a partir de uma visão integral deste fenômeno (…) garantindo e protegendo os direitos das mulheres em situação de violência considerando as questões raciais, étnicas, geracionais, de orientação sexual, de deficiência e de inserção social, econômica e regional.
Local: União dos Prefeitos da Bahia-UPB
30/03
Inauguração do Centro de Referência de São Francisco do Conde
Local: São Francisco do Conde – Bahia