Na Região Metropolitana de Salvador, a taxa de desemprego de mulheres negras é quase o dobro da de não negrasAtualmente, a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres acontece em 159 países. Internacionalmente,  ela começa no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres) e termina no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, a Campanha tem início no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra), com o objetivo de destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

Alice Portugal considera acertada a  escolha pelo início da campanha no dia da Consciência Negra.  “Elas são sem dúvida as maiores vítimas de discriminação e violência. Na Região Metropolitana de Salvador, por exemplo, elas ganham um pouco mais da metade do que ganham as não negras e são maioria na ocupação de postos de trabalho vulneráveis: 42,6%, contra  26,1% de mulheres não negras”, afirma.

Este ano, uma série de mobilizações será realizada mais uma vez na Bahia, boa parte contando com apoio direto da Secretaria de  políticas para as Mulheres (SPM). Vigílias, seminários, oficinas, atos, caminhadas, atividades culturais, entre outras iniciativas integram a programação. As movimentações, em alguns casos, serão estendidas para além do período da campanha. Divulgue, participe!
 
Confira as principais atividades: http://www.mulheres.spmba.ba.gov.br/16-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres/
 
De Salvador,
Susana Hamilton, com informações da Ascom/SPM/BA
 

Pin It on Pinterest

Compartilhe!