Embrapa de Criz das Almas é referência mundial na pesquisa em futiculturaSegundo a deputada, a medida governamental impôs à Embrapa Mandioca e Fruticultura, sediada em Cruz das Almas/BA, uma situação de quase insolvência. “Nossa Embrapa padece há anos de maiores recursos para o desenvolvimento de suas atividades e, com as constantes reduções orçamentárias e os seguidos contigenciamentos, diversas de suas atividades tiveram que ser canceladas ou drasticamente reduzidas”, alertou a deputada.

Em função da portaria, de acordo com a deputada, a Embrapa tem comprometido relevantes projetos de pesquisa que beneficiariam, não só a Bahia, mas também o Nordeste brasileiro. Além disso, segundo Alice, até o pagamento a fornecedores e prestadores de serviço, como de limpeza, vigilância e ainda trabalhos de campos experimentais estão comprometidos.

Alice referiu-se, ainda, aos constantes atrasos no repasse de recursos, que prejudicam o funcionamento do órgão. “Como se não bastasse a redução de seus recursos orçamentários, a Embrapa Mandioca e Fruticultura ainda tem sido penalizada pelos constantes atrasos no repasse de recursos financeiros destinados ao pagamento de fornecedores e ao ressarcimento de viagens de serviço”, pontuou.

Ao destacar a situação vivida pela empresa, a parlamentar externou a sua preocupação. “Trata-se, na verdade, de uma situação extremamente preocupante esta vivida pela Embrapa em todas as suas unidades. Além de não receber recursos orçamentários para realizar novos investimentos, a Embrapa enfrenta grandes dificuldades para gerir seus projetos e sua infraestrutura pela falta também de verbas de custeio”, disse.

Para Alice, não é aceitável que uma instituição de excelência como a Embrapa tenha as suas atividades comprometidas. “É preciso que o Ministério do Planejamento e Gestão reveja sua decisão de contigenciamento dos recursos da Embrapa, pois trata-se de uma empresa de pesquisa de ponta, renomada no mundo inteiro por sua excelência e pelas grandes contribuições que tem dado nas áreas de agricultura e da pecuária”.

Para finalizar, a parlamentar solicitou do Executivo a revisão da medida que sacrificou a mais importante empresa de pesquisa da América Latina e uma das mais destacadas do mundo nas áreas de agricultura e pecuária. “Faço um apelo à Ministra do Planejamento e ao Ministro da Agricultura para que assegurem à Embrapa, em todas suas unidades, os recursos orçamentários necessários para o desenvolvimento de suas pesquisas que são vitais para a construção de uma tecnologia independente na produção de alimentos e para o combate à fome”.

 

De Salvador,

Susana Hamilton

Pin It on Pinterest

Compartilhe!