
Distrito de Segurança Pública
O Disep será construído em área de 2 mil metros quadrados a ser doada pela prefeitura e integra o programa Pacto pela Vida, deflagrado pelo Governo do Estado da Bahia com inspiração na bem-sucedida iniciativa do Estado de Pernambuco. Como prevê o programa, o Disep vai abrigar as polícias Civil e Militar da Bahia, que atuarão juntas no combate à criminalidade. Apesar de amplas, as instalações não contarão com carceragem e foram concebidas apenas para custódia de detentos.
Com um investimento previsto de R$ 2 milhões , a unidade é uma antiga reivindicação da população ganduense, que sofre com o aumento da criminalidade e violência nas áreas urbanas e rural do município. Com a interveniência da deputada federal Alice Portugal e do deputado estadual Álvaro Gomes, o prefeito Ivo assinou convênio com a Secretária de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) para viabilização da construção do distrito policial.
Imediatamente após a liberação do terreno, as obras terão início, com previsão de conclusão em 90 dias. A deputada Alice Portugal salientou que “o prefeito Ivo demonstra uma administração madura” que irá se refletir em “melhoria da qualidade de vida” para a população de Gandu.

Ivo Peixoto também está tocando processo de regularização fundiária de Gandu, garantindo direito de propriedade aos moradores do bairro de Teotônio Calheiros, que detinham apenas a posse dos terrenos em que se encontram as suas habitações. Conforme prometido durante a campanha eleitoral, os moradores do bairro popular receberam das mãos do prefeito as escrituras de seus imóveis e podem agora ser considerados legítimos proprietários.
Outro destaque do dia foi a reinauguração do centro de saúde Mário Chaves Tourinho, localizado no bairro Almir Carneiro. Totalmente reformado e requalificado, o centro de saúde ganhou novos equipamentos, móveis e computadores.
Após a reinauguração, o prefeito Ivo e sua comitiva caminharam até o local onde será edificada a Praça do Povo. A inauguração simbólica da pedra fundamental do futuro espaço de lazer arrancou aplausos da comunidade ganduense, que também festeja a aquisição pela prefeitura de uma moto niveladora. O equipamento foi adquirido através de convênio com a Companhia de Ação Regional (CAR), a partir de indicação de Alice Portugal.
De Salvador,
Susana Hamilton