
O ministro Mangabeira recebeu da presidenta Dilma Rousseff a tarefa de apresentar uma proposta preliminar para a educação, dentro do conceito de “pátria educadora” lançado pelo governo federal. “O projeto da pátria educadora tem o objetivo de implantar o Plano Nacional de Educação”, afirmou o ministro. A proposta de Mangabeira prevê uma intervenção na educação, principalmente na qualidade das escolas de municípios com fraco desempenho. Ele chama isso de “cooperação federativa”.
Na audiência, Alice destacou a importância da valorização dos professores brasileiros. “Temos uma massa tensa, aflita, mal paga, sem perspectiva de carreira e com grandes dificuldades na consolidação do seu fazer. A minha grande angústia é como conformar o Brasil como uma pátria educadora e como compatibilizar a inovação e a crise diante dessa onda conservadora que estamos vendo no Brasil”.
Na ocasião, Alice entregou ao ministro Nota Pública do Fórum Nacional de Educação – O Brasil como efetiva Pátria Educadora que traz algumas questões pontuais sobre o documento “Pátria Educadora: A qualificação do ensino básico como obra de construção nacional – Versão Preliminar”.
Confira abaixo a íntegra do pronunciamento da deputada Alice na audiência: