A cerimônia contou com a presença da deputada federal Alice Portugal, do ex-governador da Bahia e candidato a vereador,
Waldir Pires (PT), do secretário de Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, do ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Naomar Almeida Filho, da deputada estadual Maria Luíza (PSD) e de representantes da área de educação.

O ex-reitor Naomar contemplou em seu discurso a necessidade de superação do “modelo elitista” que, segundo ele, tem orientado a política educacional no Brasil e “produz e reproduz desigualdades."
Naomar apontou como exemplo dessa renovação a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), criada pelo Projeto de Lei 2207/11, que tem Alice Portugal como relatora. “A Ufesba vai universalizar a oportunidade de se chegar ao ensino superior. Além dos campi de Teixeira de Freitas, Itabuna e Porto Seguro, municípios da região com mais de 50 mil habitantes terão uma unidade da instituição, como bem assinalou a deputada Alice Portugal”, afirmou o ex-reitor, que responde pelo projeto político-pedagógico da nova federal baiana.
Ex-secretária de Educação e Cultura de Salvador, Olívia Santana ponderou que não é possível governar sem um pacto educacional. Responsável pela informatização da matrícula na rede municipal de ensino – que foi implantada durante a sua gestão -, a candidata defendeu a necessidade da implementação de políticas educacionais. “Tem que ter política educacional que incorpore a tecnologia. A tecnologia é só uma ferramenta. São as políticas que vão fazer a diferença”, afirmou.

Nelson Pelegrino lamentou o não aproveitamento de recursos importantes pela atual gestão municipal e garantiu que vai entregar à população soteropolitana as 138 creches aprovadas para Salvador no âmbito do Programa Brasil Carinhoso, do Governo Federal. Pelegrino finalizou o seu discurso afirmando que o seu governo terá horizonte de longo prazo. “Nós temos um programa político estruturante. Nós queremos pavimentar o tempo pensando nos 30 anos futuros. Um tempo em que vamos fazer um alicerce para deixar um legado para as administrações e gerações futuras.”
De Salvador,
Susana Hamilton