
Presidida pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a sessão reuniu deputados e senadores e contou com a participação do presidente do TSE, ministro Marco Aurélio de Mello, e da procuradora especial da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
A partir de agora, emissoras de rádio e TV de todo o país começam a veicular um convite às mulheres para que se façam mais presentes nos espaços de poder, concorrendo a cargos eletivos.
Durante discurso na sessão solene, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou o nome de mulheres que se destacam na política nacional e internacional e fez um convite a todas as mulheres brasileiras. “Quando uma mulher entra na política, muda a mulher. Quando várias mulheres entram na política, muda a política”, afirmou a senadora.
A coordenadora da Bancada Feminina na Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), reforçou o simbolismo do momento. “As nossas conquistas legais, da fria letra da lei e dos solitários gabinetes, chega às instituições. A presidência do TSE dá voz à metade da população brasileira, que é feminina”, pontuou a parlamentar sobre a campanha.
Plataforma “Mais Mulheres no Poder”
Consciente da importância da participação da mulher na política, a deputada Alice Portugal participou, no dia 18 de março, do lançamento da plataforma “Mais Mulheres no Poder”, realizado na Câmara dos Deputados. O lançamento faz parte da programação que celebra o Mês da Mulher no Congresso Nacional.
Elaborado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o documento é uma iniciativa em parceria com o Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e a Bancada Feminina da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A publicação pretende aumentar a presença de mulheres nos espaços de poder e decisão, além de apresentar princípios orientadores que poderão ser incorporados nas plataformas de candidatas e candidatos nas próximas eleições.