A atividade que foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Reparação Racial e da Mulher contou com a participação de diversas representações e autoridades do município e de cidades da região, além de representantes estaduais e deputados federais.
A mesa principal teve a participação do major Lanzillot, comandante da 27ª CIPM de Cruz das Almas; do prefeito de Maragojipe, Silvio Ataliba; da delagada Isabel Alice; do delegado Joaquim José, da 3ª COORPIN de Santo Amaro da Purificação; do delegado Adeilton Pereira, de Maragojipe; os padres Reginaldo e Mateus e os deputados federais Luiz Alberto (PT) e Alice Portugal (PCdoB).
A deputada federal Alice Portugal afirmou que é preciso avançar no cumprimento das leis e na infraestrutura de atendimento. Alice também destacou a prisão do assassino de Rita e Priscila. E também clamou por todas as mulheres vítimas de violência. “A mulher pede socorro e a Lei não ouve. A Lei Maria da Penha é para ser ouvida. Rita e Priscila perderam suas vidas. Elas são mais um exemplo das dificuldades existentes. Rita e Priscila, duas mulheres, mãe e filha, uma mulher comunista filiada ao PCdoB”.
Alice parabenizou a atuação dos profissionais da Secretaria de Segurança Pública que “não deixaram isso impune. Se empenharam ao máximo para buscar a prisão de mais este criminoso, que matou a mulher por ciúmes e alegações sombrias”.
O espaço da Casa da Cultura estava completamente lotado de familiares de vítimas de outras tragédias. Todos observavam atentos aos pronunciamentos da mesa. A violência é, sem dúvida, um tema crucial que todos devemos ser vigilantes. "A responsabilidade começa da gente, de como educamos nossos filhos e os preparamos para o mundo”, enfatizou o prefeito Silvio Ataliba.
Um momento de grande emoção aconteceu quando a Secretária Municipal de Reparação Racial e da Mulher, Marli Medina, distribuiu aos participantes da mesa de debate camisetas estampadas com as imagens de Rita e Priscila. A secretária expôs seu sentimento de dor e, principalmente, de certeza num amanhã com mais paz e fraternidade afirmando “CHEGA DE VIOLÊNCIA!”.
Com informações do site maragojipe24h.blogspot.com.br