
A transformação das farmácias em estabelecimentos de saúde e a necessidade da presença do farmacêutico para garantir assistência ao paciente no balcão foi a bandeira defendida por todos os representantes do setor. Segundo a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina, Hortência Tierling, “todo o arcabouço jurídico e técnico que precisava ser construído para a Farmácia Estabelecimento de Saúde se consolidar como lei federal já está erguido”.
Otimista, Hortência Tierling acredita que “o ano de 2013 deve ser o ano da colheita. Temos, no Congresso Nacional, a força de parlamentares que têm feito a diferença. A deputada federal baiana Alice Portugal, presidente da Frente Parlamentar de Assistência Farmacêutica, também homenageada nessa noite, tem sido uma aliada no desenvolvimento político da Farmácia Estabelecimento de Saúde”.
Visivelmente emocionada, a deputada, agradeceu a distinção. “É uma honra contar com o reconhecimento desta casa legislativa, que abre suas portas para os farmacêuticos e nos possibilita dar visibilidade à categoria, levando a nossa luta pela transformação da farmácia em estabelecimento de saúde para toda a sociedade. Medicamento não é uma mercadoria qualquer. Medicamento é vida”, enfatizou.
Com formação em Farmácia Bioquímica, Alice tem protagonizado lutas importantes no Congresso Nacional em relação à regularização de medicamentos no Brasil e à proibição de outros. O debate acerca das questões sanitárias da regulação brasileira também tem mobilizado a parlamentar. Atualmente, ela trabalha para derrubar a proibição da comercialização de inibidores de apetite pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
XVI Farmapólis
Na manhã do mesmo dia da solenidade, aconteceu em Florianópolis, a abertura da 16ª Farmapolis, que se desenvolve de 8 a 10 de novembro. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Santa Catarina (SINDFAR-SC) e pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina (CRF-SC) e nesta edição traz a temática “Farmacêuticos na rede”, com uma abordagem voltada para os benefícios e desafios dos profissionais que utilizam as redes sociais na prática farmacêutica do dia a dia.
Alice participou da programação do evento, em um debate com profissionais e acadêmicos de todo o Brasil sobre o exercício profissional e sobre a fiscalização desse exercício. A farmacêutica discorreu sobre o “papel relevante da Anvisa na estruturação da vigilância sanitária do Brasil”, destacando, no entanto, “a necessidade da delimitação de fronteiras no quesito legislação”.
Homenageados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Fernanda Mazzini, presidente do SindFar/SC
Hortência Salett Muller Tierling, presidente do CRF-SC
Senador Paulo Bauer (PSDB)
Deputada Alice Portugal, presidente da Frente Parlamentar da Assistência Farmacêutica
José Miguel do Nascimento Junior, diretor do Ministério da Saúde
Norberto Rech, coordenador da Anvisa
Walter da Silva Jorge João, do Conselho Federal de Farmácia
Ronald Ferreira dos Santos, presidente da Fenafar
Deputado estadual Gelson Merisio
De Salvador,
Susana Hamilton