Alice com os agentes comunitários da Bahia

Parlamentar atuante na luta pelos direitos dos trabalhadores da área da saúde no Brasil, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) reiterou seu compromisso com os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias durante o Seminário da CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde), que aconteceu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, na última terça-feira (26). No evento, Alice destacou que está na linha de frente na luta para derrotar a reforma da previdência de Bolsonaro, que ameaça a aposentadoria dos agentes de saúde.

“Nós estamos enfrentando o momento mais difícil dos últimos 30 anos da história brasileira. Uma realidade de ameaça de fascismo, de um governo conservador nos costumes e liberal na economia. Estamos ajoelhados aos pés de Trump. E isso significa querer privatizar o SUS, tirar contribuição sindical dos trabalhadores, vender a Previdência Social. Este é um momento crucial de lutarmos juntos”, disse Alice.

Alice com Hilda, presidente da CONACS

No seminário, a  categoria destacou a necessidade da adequação da portaria do Ministério da Saúde que estabelece a Política Nacional de Atenção Básica (Portaria 2436/2017) à lei Ruth Brilhante (Lei 13.595/18), aprovada no final do ano passado. A lei estabelece vários parâmetros da atividade, como jornada de trabalho, grau de formação profissional e atribuições. Segundo a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Hilda Correia, há várias contradições entre as duas legislações, em aspectos como a quantidade de famílias a serem visitadas pelos agentes e a área geográfica de trabalho deles.

Confira no vídeo o discurso que Alice fez no seminário:

#AOVIVODireto do Seminário da CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, na Câmara dos DeputadosEstamos aqui na luta por mais direitos aos Anjos do SUS!

Posted by Alice Portugal on Tuesday, March 26, 2019

Pin It on Pinterest

Compartilhe!