Alice fez a caminhada pelas ruas da cidade acompanhada pelo deputado estadual Álvaro Gomes, pelo presidente municipal do PCdoB,  Paulo Ricardo, pela ex-vereadora do partido, Sued Tosta Cavalcanti, jovens militantes e lideranças locais. 
 
Parlamentar com destacada atuação no município, Alice Portugal já destinou, desde 2008,  R$ 1,4 milhão de emendas ao Orçamento da União para obras de infraestrutura urbana, dentre as quais o calçamento do “Escorrega”. 
 
Após a lavagem, Alice e Álvaro reuniram-se com lideranças locais do PCdoB, quando Alice salientou o caráter conservador da política no município. “Muritiba  ficou condicionada a  dois grupos políticos, especialmente um grupo do passado, ligado a esquemas do latifúndio e financeiros e outro, que se lançou e que tem uma visão de alpinista político, que muda de partido e anda em um trapézio permanente ”.
 
          Enfrentamento
Alice destacou o papel da ex-vereadora Sued no enfrentamento político em Muritiba. “Sued protagonizou um enfrentamento que talvez tenha sido, aqui no Recôncavo,  o maior que nós temos referência”.  A deputada reiterou o seu apoio “irrestrito” à ex-vereadora. “Sued nos honrou muito, enfrentou a política conservadora de Muritiba. Ela conta comigo e com o nosso partido, porque é uma pessoa em que nós confiamos integralmente, por sua dignidade, sua combatividade e sua alegria permanente”.
 
A deputada também enfatizou o papel de Paulo Ricardo na revigoração do partido no município. “Paulo chegou para a nossa felicidade, nossa satisfação. Ele é um jovem, com sangue novo e ímpeto, que está num processo de formação política. Temos uma expectativa muito grande em relação a esse jovem”.
 
Projeto de futuro
Alice considerou  que é preciso desenvolver  um  programa para Muritba com uma perspectiva de futuro. “Estamos fora da Câmara, mas podemos ir atrás das emendas que aqui colocamos. Mas o fundamental é instituirmos aqui um processo de debate sobre o futuro da cidade”. 
 
Como exemplo, a deputada citou a possibilidade de trazer uma estrutura da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) para o município. “Lutamos com Paulo Gabriel [reitor da UFRB] para termos uma unidade da UFRB aqui em Muritiba, mas ele disse que e muito próximo de Cachoeira. Eu propus alternativas como um instituto de pesquisa na área cultural e histórica ou na área de análise econômica do Recôncavo. Estamos animados com a perspectiva”, disse. 
 
Para unir  forças em torno de um projeto para Muritiba, Alice sugeriu a criação de um fórum permanente de discussão. “Nós podemos criar um fórum em defesa de Muritiba, reunindo o que tem de forças vivas na cidade: sindicatos, associações, organizações juvenis, de mulheres, religiosas, partidos coirmãos e criar um fórum de cidania de Muritiba para discutir as perspectivas”, conclamou  a deputada.
 
De Salvador,
Susana Hamilton
 

Pin It on Pinterest

Compartilhe!