Muito emocionada, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), afirmou que o momento é de “despedida de um guerreiro do povo brasileiro”. Alice lembrou que Sérgio Miranda, “foi um dos mais importantes homens públicos da nossa época. Combateu a ditadura, brilhou como deputado e, acima de tudo, manteve viva em seu coração a esperança do socialismo e da liberdade”,
Entre os presentes na cerimônia, Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, partido que Sérgio militou por 43 anos, destacou a militância “deste bravo lutador pela democracia, a liberdade e os direitos dos trabalhadores em nosso país”, disse Rabelo.
Durante a militância no PCdoB, Sérgio Miranda, foi deputado federal por quatro mandatos, até 2006. Sérgio também foi líder do PCdoB na Câmara em 1996 e 2000, deixando o partido em 2005.
O ex-deputado, que presidia a Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini, em Minas Gerais, foi condecorado com a Medalha Mérito Legislativo na última quarta-feira (21), em cerimônia realizada na Câmara dos Deputados. A esposa Maria Cristina de Sá Brito compareceu ao evento representando o ex-parlamentar.