O reconhecimento do trabalho arquitetônico de Oscar Niemeyer é praticamente unânime em todo o mundo. O conjunto da mídia, brasileira e internacional – por meio de extensas matérias e depoimentos de artistas e intelectuais –, tem exaltado a criatividade, a originalidade, a plasticidade e a genialidade dessa ciclópica e ecumênica obra. Cabe destacar que o comunista Niemeyer, de forma solidária e generosa, nada cobrava de trabalhos militantes.
O engajamento humanista e o compromisso com os ideais comunistas também tem sido lembrado: "Fui sempre um revoltado. Da família católica eu esquecera os velhos preconceitos, e o mundo parecia-me injusto, inaceitável. Entrei para o partido comunista, abraçado pelo pensamento de Marx que sigo até hoje", disse o incansável comunista em uma entrevista em 2006.
O PCdoB, as bancadas comunistas e militantes têm prestado diversas homenagens a este que foi um exemplo para todos os lutadores do Brasil.
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) através das redes sociais destacou que "Niemeyer encantou! Fica a obra, seu amor pelo povo. Sua longa vida nos anima a manter a mente em criação", pois, ele "odiava o angulo reto e o capitalismo".
A liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados, em nota, afirmou que “Oscar Niemeyer é o símbolo da persistência de um sonho, pois em nenhum momento da sua vida ele deixou de acreditar no socialismo. A capacidade de imaginação dele atravessou mares e continentes , formando gerações e gerações de arquitetos e sonhadores. Para nós, comunistas, sua trajetória é um honroso marco na nossa luta.”
Em nota, a UNE, destacou que Oscar Niemeyer precisa ser eternizado como um ícone da juventude brasileira, uma referência de inovação não somente em concreto, mas também em atitude. Seu nome, seu rosto, suas ideias devem ser lembrados para ainda muito além de suas obras. Niemeyer é uma inquietação, um novo olhar, a realização de um plano ousado. Conseguiu vencer o tempo, representando um pensamento que não tem idade, pois está sempre pronto para renascer. Seu grande projeto ainda está em curso. É o projeto de um horizonte mais justo, igualitário, tolerante, inclusivo, positivo e – consequentemente – belo e libertario para quem o avista.
O Blog Marxismo 21 [www.marxismo21.org] publicou esta semana um conjunto de artigos, materiais iconográficos e vídeos sobre a obra do arquiteto Oscar Niemeyer, que faleceu na última quarta-feira (5), aos 104 anos.
com informações do vermelho.org.br