A deputada Alice Portugal presidiu, no último dia 9 de dezembro, Audiência Pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados que discutiu sobre os excedentes aprovados no concurso de Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil. Durante o evento, Alice defendeu a nomeação dos excedentes.
"Esse debate muito nos interessa, pois o preconceito é muito grande quando se trata de servidores públicos. Isso porque atrás dele (o servidor) vem o salário, vem a previdência, e isso assusta o governo já que, em tese, aumenta os gastos públicos", afirmou a deputada.
O evento contou com a participação do coordenador-geral de Gestão de Pessoas da Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda, Francisco Lessa Ribeiro Júnior; da presidente da Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP) e do Conselho Executivo, Margarida Lopes de Araújo; do presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), Cláudio Márcio Oliveira Damasceno; e do secretário-adjunto da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Mauro Pessoa.
Durante a audiência, o presidente do Sindifisco destacou que 2015 aponta para um cenário extremamente preocupante em relação ao quadro de pessoal de Auditores Fiscais. Segundo ele, eventuais resultados negativos provenientes do baixo número de profissionais da Classe vão repercutir diretamente nas atividades do próprio governo e, com isso, terão impacto direto na sociedade. "No momento em que a Receita não estiver preparada, em termos de pessoal, para desenvolver suas atividades, o país inteiro poderá ser prejudicado", disse o presidente.
Os excedentes que participaram da audiência agradeceram o empenho da deputada Alice Portugal em defender os servidores públicos brasileiros.