
Como presidenta da Comissão de Cultura da Casa, Alice buscou colocar o projeto em pauta no Colegiado, ao longo de 2014, mas sofreu forte pressão dos parlamentares do DEM, que tentaram, a qualquer custo, impedir a votação da matéria. A deputada colocou o projeto na pauta da Comissão até o último dia da legislatura passada.
O projeto que restitui a denominação Dois de Julho ao Aeroporto Internacional de Salvador tramita na Casa há 12 anos. A deputada Alice, autora da lei que elevou o Dois de Julho a data histórica nacional (Lei N° 12.819), entende a importância da aprovação deste projeto, pois a data marca a Independência do Brasil na Bahia. "Após o reconhecimento da nossa data magna como relevante parte da História do país, o projeto de lei que resgata o nome original do nosso aeroporto é uma das minhas prioridades”, garantiu a deputada.
Para Alice, o projeto encontra-se há tantos anos na Câmara devido à correlação de forças políticas que tem ligações com um passado obscurantista da Bahia e que levanta questões afetivas para impedir a retirada do nome de um político que precocemente faleceu. “O que colocamos é que o marco histórico precisa ser respeitado, pois ele vale mais do que qualquer nome individual”, explicou.
De Brasília,
Maiana Neves