Alice Portugal e Dora Leal, reitora da Ufba, na reunião da Bancada da Bahia no Congresso Nacional.Os deputados federais e senadores que formam a Bancada da Bahia no Congresso Nacional se reuniram, nesta terça-feira (13/11), em Brasília, para discutir o Orçamento da União 2013. Durante o encontro, os parlamentares baianos debateram sobre as prioridades e formatos de apresentação das emendas para que se contemplem o maior número de ações e regiões do Estado. A bancada tem direito a apresentar 21 emendas, sendo dezoito dos deputados federais da Bancada, três dos senadores baianos e outras três de remanejamento, sendo que a totalidade das emendas chega a um volume de recursos da ordem, aproximadamente, de R$ 600 milhões.

A deputada federal Alice Portugal defendeu a destinação de emendas, relativas à educação, em um formato que contemple as universidades Federais, Estaduais e os Centros Federais de Tecnologia. Durante a reunião Alice solicitou, do coordenador da bancada, Daniel Almeida, um espaço para que a reitora da Ufba, Dora Leal, fizesse algumas considerações sobre as indicações pleiteadas pela instituição junto à bancada.

Defesa histórica – Alice tem se destacado na bancada baiana pela iniciativa, dedicação e perseverança, nos últimos anos, na indicação de emendas direcionadas para a educação na Bahia, em especial, para as universidades federais, as universidades estaduais, como também para os centros federais de tecnologia (IFETs).

Alice quer convidar ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para uma reunião com a bancada no sentido de se discutir as garantias do empenho integral das emendas da bancada ao Orçamento.Execução das emendas – Alice Portugal também destacou o esforço despendido por parte da bancada baiana no sentido de realizar as emendas de bancada, ano após ano, e ao final “não serem integralmente efetivadas, diferentemente do Piauí, Rio Grande do Sul e o Acre. Estados contemplados de forma integral”. Na oportunidade, Alice solicitou da coordenação da bancada que seja feito um convite à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para uma reunião com a bancada no sentido de se discutir as garantias do empenho integral das emendas da bancada ao Orçamento 2012 e também 2013.

Proposta  – O senador Walter Pinheiro (PT) defendeu, durante a reunião, que as propostas de emendas ao Orçamento da União de 2013 sejam reunidas em blocos, para melhor contemplar as demandas do Estado, assim como a execução dos projetos.

A proposta de Pinheiro foi acatada pelo coordenador da Bancada, deputado Daniel Almeida (PCdoB), que vai elencar todos os segmentos apresentados por Pinheiro e fechar as propostas na próxima reunião, agendada para quarta-feira, dia 21.

De  acordo com a proposta do senador os blocos contemplariam as áreas de infraestrutura (especialmente para Salvador, Região Metropolitana e Feira de Santana); Recursos hídricos (com  emendas para  ações da Codevasf e Denocs); além das áreas de Esporte, Saúde, Turismo, Ciência e Tecnologia, mobilidade urbana, logística em portos e aeroportos; e Máquinas e equipamentos.

Créditos: Richard Silva/ASCOM PCdoB CD

Pin It on Pinterest

Alice Portugal - Deputada Federal
Alice Portugal e Dora Leal, reitora da Ufba, na reunião da Bancada da Bahia no Congresso Nacional.
Alice quer convidar ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para uma reunião com a bancada no sentido de se discutir as garantias do empenho integral das emendas da bancada ao Orçamento.
Compartilhe!