No início da tarde desta terça-feira, 20 de maio, foi realizada uma Sessão Solene da Câmara dos Deputados para homenagear os 90 anos da Coluna Prestes. Um ato de reverência histórico-cultural, com a presença de familiares dos revoltosos, de acadêmicos, do IPHAN e o mais importante, de estudantes.

Pelo Regimento Interno da Câmara dos Deputados, a sessão deveria começar ao meio-dia. Por atraso da sessão anterior, só teve início às 13:00h. Eis que, às 13:50h, o deputado Inocêncio Oliveira assume a presidência da Mesa Diretora e, exatamente às 14:00h, encerra a sessão, sem qualquer cuidado, respeito ou informação aos convidados sobre o motivo do encerramento. Poderia ter justificado, convidado a todos para a exposição que se seguiria àquela sessão. Os protestos foram muitos, mas os convidados foram retirados do plenário.

Já no período das breves comunicações, a deputada Alice Portugal, terceira inscrita, seguiu nos protestos e citou que o “deputado Inocêncio havia sido instado pela Secretaria Geral da mesa a realizar tal ato”. Neste momento, o Sr Mozart Viana, Secretário Geral da Mesa, partiu em direção à deputada, que da tribuna não saiu, e de dedo erguido, a agrediu com palavras e precisou ser contido.

A deputada teve sua palavra cassada e os microfones foram desligados. A tribuna foi violada. A deputada Alice Portugal, que sequer citou o nome do servidor, é Presidente da Comissão de Cultura, exerce seu terceiro mandato, compõe as listas dos deputados mais influentes da Câmara e jamais agrediu pessoalmente qualquer oponente. Merece retratação imediata, para que não se faça hábito violar a legitimidade da tribuna, local onde só o povo, com o voto, pode fazer ecoar ou calar um representante.

Clique aqui e confira o vídeo que mostra o momento que a deputada teve sua palavra cassada.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!