Em seu quarto mandato na Câmara dos Deputados, a deputada Alice Portugal continua lutando pelos trabalhadores brasileiros e umas das categorias que mais cresce a cada ano é a de telemarketing. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), nos últimos três anos, o setor de telemarketing cresceu mais de 235%, chegando a 1,5 milhão de trabalhadores.
Observando esses dados, a deputada Alice solicitou desarquivamento de projeto de lei, antes apresentado pela deputada Manuela D’Ávila, que dispõe sobre a jornada máxima de trabalho dos operadores de teleatendimento e telemarketing. “Buscamos com a reapresentação dessa matéria, estabelecer a carga horária máxima diária de seis horas para esses operadores, visto que, tem sido assustadora a repercussão na saúde física e psíquica dos mesmos”, diz a deputada.
As condições de trabalho oferecidas a esses operadores costumam ser péssimas, principalmente no que tange ao assédio moral e às absurdas exigências de produtividade, muitas vezes causando adoecimento e repercutindo em custos previdenciários de forma crescente.
De Salvador,
Juliana Geambastiani