
A deputada Alice Portugal esteve presente no lançamento da publicação, que considera importante instrumento de prestação de contas à população baiana. “Essa revista demonstra de forma inequívoca, com dados incontestáveis, a mudança que este governo operou na Bahia. De obras estruturais, como a Via Expressa, a Arena Fonte Nova e tantas outras, até relevantes números de inclusão de baianos em programas sociais como Topa, Água Para Todos, Luz Para Todos, Minha Casa Minha Vida. A Bahia ganhou cinco novas universidades federais e 33 IFETs foram construídos nesses oito anos. Antes de Wagner, só tínhamos a Ufba e apenas um instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia”, entusiasmou-se a deputada;.
O governador Jaques Wagner falou das realizações e destacou a renovação da democracia na Bahia. “A gente ganhou várias medalhas de ouro se fosse considerar o ato de governador como uma olimpíada. Fomos campeões na construção e recuperação de estradas, hospitais, [implantação] de universidades federais, escolas técnicas, na alfabetização, [entrega] de casas populares, emprego, [abastecimento] de água, esgotamento sanitário e investimento em segurança pública. Mas se for para destacar uma, que não se mede em números, destaco a mudança da relação política do estado. Saímos de um estado que era concentrador de poder no Executivo para um estado democrático e republicano”, afirmou.

Por meio do Topa dona Enedina Pereira Silva aprendeu a escrever aos 100 anos de idade. Nesta segunda-feira, aos 105, ela teve forças para marcar presença no evento e agradecer o apoio do governo através do programa Todos pela Alfabetização. “Escrever meu nome me fez saber viver como todo mundo. Foi a realização de um sonho de menina. O Topa me deu essa alegria”, contou dona Enedina, que veio de Ilhéus acompanhada do filho Lourival Silva, 66 anos.
Acompanhado da primeira dama do Estado, Fátima Mendonça, o governador Jaques Wagner recebeu outras homenagens. Entre os que demonstraram gratidão estavam os artistas Cicinho de Assis e Adelmário Coelho. Eles cantaram e animaram o público. Adelmário expressou suas emoções na canção ‘Forró Molhado’, composição em agradecimento pela chegada do Água Para Todos ao município de Curaçá, distrito de Barro Vermelho, onde o cantor nasceu.
“Esta é uma música que fiz para agradecer ao governador. Na minha cidade, Curaçá, a população foi beneficiada com o Água Para Todos. O desenvolvimento chegou ao local onde eu me criei. Estou emocionado e agradecido”, afirmou Adelmário Coelho.
Quatro capítulos
Publicada anualmente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), a revista teve programação visual e redação realizada pela Agência Leiaute Propaganda, e números validados pelos técnicos da Casa Civil. As informações estão agrupadas por quatro capítulos – ‘A Era Social’, ‘Crescendo para Todos’, ‘É Bom e Agora Tem’ e ‘A Bahia Quer Mais, o Trabalho Continua’.
Os dados comprovam que os últimos oito anos foram decisivos para o desenvolvimento da Bahia. Nesse período, programas como o Água para Todos e o Pacto pela Vida, entre muitos outros, levaram a prosperidade ao território baiano, composto por 417 municípios.
Com informações da Secom