Considerada uma das mais importantes organizações políticas de juventude do Brasil, a UJS reuniu mais de três mil jovens entre os dias 22 e 25 em Brasília durante o  17º congresso, o maior até hoje realizado nos 30 anos de existência da organização.
 
A deputada Alice Portugal, que foi relatora da PEC da Juventude e é figura destacada nos debates sobre a expansão universitária, sobre o Prouni e o Plano Nacional de Educação (PNE), esteve presente no evento, no sábado (24), junto à presidenta Dilma Rousseff.
 
Alice refirmou no congresso o seu profundo compromisso com a juventude e com os estudantes. “Eu não poderia ficar de fora desta festa socialista, deste congresso vibrante e ao mesmo tempo concentrado. É emocionante ver jovens decididos a continuar mudando o Brasil”, exaltou  a deputada.
 
A presidente Dilma Rousseff recebeu o apoio da entidade para o processo eleitoral de 2014.  Dilma foi aclamada pelos jovens, ao reforçar o seu compromisso com as políticas públicas de juventude. A UJS acredita que as eleições serão um novo momento de enfrentamento de ideias, com a disputa dos votos de 40 milhões de jovens, sendo 11 desses eleitores pela primeira vez.
 
Depois de quatro anos à frente da entidade, André Tokarski passou seu posto ao amazonense Renan Macaxeira, novo presidente da UJS. A luta pela educação continua sendo prioridade para a organização.  “Precisamos denunciar a contradição existente quando o país não aprova os 10% para a educação, mas cerca de 40% do orçamento nacional são destinados somente ao pagamento da dívida pública e de seus juros”, criticou Macaxeira.
 
“Não tem contradição, eu quero Copa, Saúde e Educação”, foi o grito de ordem ouvido em diversos momentos do congresso. O combate ao racismo e ao genocídio da população negra, a reforma política, a democratização da mídia, o combate ao machismo e à homofobia também entraram na pauta de debate da juventude socialista.
 
De Salvador,
Susana Hamilton
 

Pin It on Pinterest

Compartilhe!