
A Case é uma unidade destinada à internação de adolescentes que ainda não atingiram a maioridade penal e cumprem medidas socioeducativas por determinação judicial. Ao se referir à qualidade das instalações, Ariselma explicou que aquela era uma unidade “intermediária”. Segundo ela, existe uma Case em Salvador em estado precário e uma outra, em Feira de Santana, que é considerada modelo.

Ariselma pontuou as dificuldades em se manter essas unidades, destacando que a Case CIA precisa ser reformada com urgência. Dentre os muito problemas enfrentados, a gestora destacou que não recebe medicamentos do SUS, tendo de adquiri-los com recursos da própria Fundac, que poderiam ser investidos, por exemplo, na melhoria das instalações da casa de acolhimento.
Durante a visita, a comitiva teve a surpresa de participar do lançamento do projeto Leitura para Todos, desenvolvido na Case CIA com o patrocínio da empresa Ferreira Costa. Durante o lançamento, na sala de leitura Dias Gomes, internos apresentaram pequenos esquetes sobre o teatrólogo e escritor baiano que empresta o nome ao espaço destinado à leitura na Case, divertindo e emocionado os presentes.

Audiência com o governador em exercício
Após a visita, a comitiva, acrescida pelo presidente da Ampeb, Alexandre Cruz e pela presidenta da Conamp, Norma Cavalcanti, foi recebida pelo governador em exercício, Otto Alencar na Secretária de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), no CAB.
O deputado federal Vieira da Cunha esclareceu os objetivos da visita ao gestor. “A ideia é verificar com os governantes as principais dificuldades neste assunto, para saber se, de alguma forma, podemos dar alguma colaboração neste assunto tão sensível e delicado”, pontuou.

Alice Portugal enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundac e critucou a falta de assistência do SUS, sugerindo a Otto Alencar a celebração de convênios entre a Fundac e a instituição federal para a resolução do problema da falta de recursos para a compra de medicamentos.
As atividades da comitiva integram o cronograma previsto para a Bahia. A comissão itinerante da Câmara dos Deputados já desenvolveu trabalhos dessa natureza em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Estão previstas ainda visitas a Curitiba, Vitória, Recife e Brasília.
À tarde, a comissão realizou seminário para discutir com autoridades e profissionais que atuam nas áreas de infância e juventude o Projeto de Lei nº 7.197 de 2002, do Senado Federal (e mais 18 apensados). Essas proposições alteram o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/1990), para, entre outras coisas, permitir a aplicação de medidas socioeducativas aos infratores que atingirem maioridade penal. Na capital baiana, as atividades foram coordenadas pela deputada Alice Portugal e tiveram o apoio institucional da Ampeb.
De Salvador,
Susana Hamilton