O Brasil e a Bahia perderam,  nesta sexta-feira ,  Ruy Cezar Costa e Silva. O nosso Rui, militante estudantil da década de 70, estudante de comunicação da Universidade Federal da Bahia,  foi um dos lutadores jovens que levantava a bandeira contra a ditadura.  A sua atuação foi determinante  na consolidação do Diretório Central de Estudantes da Ufba. 
 
Atuamos juntos  nesse período e, logo depois na construção e reconstrução da União Nacional dos Estudantes, cujo Congresso aconteceu em Salvador em 1979, Rui veio a ser  o primeiro presidente eleito da UNE reconstruída. Foi candidato pela chapa Mutirão, Nós  fazíamos parte da mesma corrente de opinião  no movimento estudantil, a grande Viração. E Ruy, de fato, virava o coração das pessoas com  sue jeito manso e firme de ser.  Fez uma excelente gestão à frente da UNE.
 
Após terminar a sua jornada estudantil,  não quis  seguir nas atividades políticas e dedicou-se integralmente à sua missão de educar. Transformou-se de maneira igualmente brilhante em um educador de vanguarda. Criou a casa Via Magia, bebendo na fonte dos principais educadores brasileiros e desenvolveu  um método que, mesmo não sendo eu uma teórica da educação, julgo ser  um método inovador de educar: arte na escola, arte no processo educacional, civilidade, democracia na sala  de aula. Uma grande experiência  a Casa Via Magia. Como  sempre  confiei em Ruy,  entreguei-lhe   a educação da minha filha. Sem dúvida, os frutos que estão sendo colhidos por mim, e por todos  aqueles que fizeram essa opção, são os mais positivos possíveis. Rui  foi também quem inaugurou o Mercado Cultural na  Bahia, trazendo expoentes da cultura do mundo  inteiro para Salvador. 
 
Um grande educador , um grande artista um grande homem, Ruy Cezar Costa e Silva  deixa uma grande saudade , mas estará sempre presente em nossos corações.
 
Alice Portugal
 
 

Pin It on Pinterest

Compartilhe!