Segundo ela, o desafio no cargo é colocar na pauta como prioridade aquilo que une a bancada que á a ampliação dos espaços de poder para a mulher e aprovação de matérias que dizem respeito ao direito das mulheres.

Alice Portugal, Jô Moraes e Liege Rocha, secretária Nacional da Mulher do PCdoB“A bancada feminina está mais presente, mais atuante, mais articulada, mas ao mesmo tempo, pelas diferenças partidárias, convive com diversidade de opiniões grandes, avalia Jô, para quem o desafio é unir a bancada em torno das demandas femininas que são ampliação dos espaços de poder para a mulher, “não só em tese, mas aqui na Casa, garantindo relatorias, presença efetiva nas comissões, participação e integração das mulheres em missões oficiais; e ao mesmo tempo privilegiar projetos que dizem respeito aos direitos da mulher, como é o caso do projeto da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), relativo à igualdade de gênero nas relações de trabalho”. 
 
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) parabenizou a amiga pela vitória  e afirmou que é preciso dar continuidade a atuação da bancada feminina, principalmente no sentido da "importância das mulheres na política demonstrando autoridade sem perder a leveza".  A parlamentar também conclamou que todas as parlamentares da bancada, além das lutas e políticas de gênero, "reforcem no dia a dia de trabalho o papel do legislativo e a importância do poder nos regimes democráticos".
 
Na reunião foi também escolhida a nova Procuradora da Mulher. A deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) foi reconduzida ao cargo na eleição em que concorreu com a deputada Sandra Rosado (PSB-RN). Também foram definidas três deputadas adjuntas para cada coordenação.
 
A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), atual coordenadora da bancada, disse que a data da posse ainda não foi marcada. Ela está negociando com o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), uma data até 15 de maio.
 
Segundo explicou Jô Moraes, a partir desta eleição, a coordenadoria da bancada feminina assume dinâmica particular porque integra a Secretaria da Mulher criada pela Presidência da Câmara, composta pelos dois órgãos – a Procuradoria da Mulher e a coordenadoria da bancada. 
 
Ela disse que vai convocar uma reunião da nova mesa para organizar organograma de trabalho que inclui de imediato preparar a posse, mas também levar em consideração pauta a ser construída da bancada feminina para levar para o Colégio de Líderes.
 
Fonte: vermelho.org.br | De Brasília, Márcia Xavier
 
 
 

Pin It on Pinterest

Compartilhe!