A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) parabenizou nesta quarta-feira (06/03), na tribuna da Casa, a direção, os colaboradores entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais, como também, os estudantes que fazem estágio e residências na unidade, pelos 34 anos do Hospital Roberto Santos – HGRS. O hospital é o maior, entre os públicos, do Norte e Nordeste e um dos mais qualificados no atendimento em média e alta complexidades, desempenhando também o importante papel enquanto instituição de ensino.
Alice disse que o Roberto Santos, atualmente, atende pacientes da capital e de todo o estado da Bahia, realizando mais de 900 cirurgias por mês, na maioria de alto risco. "Nas três emergências (geral, obstétrica e pediátrica) são atendidos mais de 500 pacientes por dia, setores que funcionam permanentemente sem recusar pacientes".
A deputada ressaltou que o hospital é referência para atendimento de pacientes com doenças renais dialíticas, emergências neurológicas e neurocirúrgicas, cirurgias ortopédicas, cirurgias vasculares, hemorragias digestivas, Aids, envenenamentos, abdomes agudos cirúrgicos e emergências em doenças bucomaxilofaciais. “Todo atendimento é prioritário, mas o Hospital Geral Roberto Santos segue um protocolo validado mundialmente, que é o Acolhimento Com Classificação de Risco, garantindo uma assistência mais imediata aos casos mais graves e com maior risco à saúde e à vida do paciente”, disse.
Durante o discurso a deputada federal Alice Portugal parabenizou todo o corpo de profissionais que contribuem no dia a dia para os êxitos do hospital, que atualmente dispõe de uma equipe de 50 profissionais, dos quais 25 médicos e 25 enfermeiros, certificados como classificadores pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco pelo Protocolo Manchester, dentro do programa S.O.S. Emergências do Ministério da Saúde.
Alice destacou também o caráter de ensino do Hospital Roberto Santos, “o HGRS é certificado pelo Ministério da Educação, executando e avaliando programas de estágio, de internato e de residências médica e de enfermagem, além do treinamento de pessoal em serviço”. Segundo a deputada a unidade conta com 14 programas de residência médica, entre os quais clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, anestesia, gastroenterologia, endocrinologia, neurocirurgia, além de residência multiprofissional.